Cento e cinquenta e cinco alunos do curso de Aperfeiçoamento em Operação Automotiva, fruto da parceria entre o Sena Bahia e a BYD Auto do Brasil, foram certificados nesta quinta-feira, 29 de agosto, em cerimônia realizada no Teatro Alberto Martins, em Camaçari. Com carga horária de 80 horas, o curso foi ministrado na unidade do Sena em Camaçari.
“Faz parte da nossa missão contribuir para a formação de profissionais locais, que possam ser aproveitados pelas indústrias, como é o caso da BYD. Foi uma satisfação enorme podermos construir juntos o escopo deste programa e ver, neste momento, mais de 150 alunos concluindo o curso. Essa celebração é um novo começo e estamos na torcida pelo sucesso profissional de vocês, ressaltou a superintendente executiva de Educação Profissional do Sena Bahia, Patrícia Evangelista.
De acordo com o gerente sênior de Recursos Humanos divisão internacional da BYD Auto do Brasil, Rodrigo Rosseto, agora os concluintes do curso vão passar por entrevistas e algumas etapas do processo seletivo. “Aqueles que forem selecionados vão fazer a parte prática do curso na fábrica da BYD na China. Depois eles voltam para multiplicar o conhecimento adquirido para nosso pessoal aqui na Bahia”, explicou.
Quem fez parte do primeiro ciclo de formação está na expectativa de integrar o grupo que embarcará para o país asiático. “Com o encerramento da capacitação a nossa expectativa é poder representar Camaçari na China, buscar conhecimento e disseminar não só aqui no Brasil, como na América Latina”, revelou o aluno Wesley Henrique Souza, orador de uma das turmas certificadas.
Conceitos
O curso de Aperfeiçoamento em Operação Automotiva abordou conceitos de eletromobilidade e produção de veículos, além de processos ligados à montagem, soldagem e pintura veicular. “Tivemos a oportunidade de rever conceitos técnicos das áreas mecânica e elétrica, além de aprender sobre a construção e montagem de veículos elétricos, entendendo a tecnologia e os desafios que teremos nesse novo momento junto à BYD”, destacou o aluno Luís Alberto Carvalho.
Esse ciclo de formação foi a primeira iniciativa de um protocolo de intenções assinado em julho pelo Sena Bahia e a BYD Auto Brasil, para cooperação em projetos nas áreas educacional, tecnológica e científica.
Leia também: Alvoar Lácteos investe R$4,2 milhões em fábrica de ração em Sergipe