A Bamin recebeu o prêmio “Distinção da Engenharia de Infraestrutura”, oferecido pelo Fórum Infra 2025, evento que reúne as concessionárias mais importantes do país e operadoras globais. A premiação destaca o importante papel socioeconômico desempenhado pela Bamin, especialmente na concessão do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol 1), obra privada prevista no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
O diretor de Implantação e Projetos da Bamin, Alberto Vieira, representou a empresa no evento e respondeu a perguntas sobre o progresso das obras da Fiol 1, que conecta a mina de minério de ferro da empresa em Caetité ao Porto Sul em Ilhéus, na Bahia. Ele também discutiu os impactos positivos desse empreendimento de grande porte no desenvolvimento das comunidades da região.
“É uma honra contribuir para o crescimento do Brasil e da Bahia por meio dos projetos realizados pela Bamin. Estamos construindo uma ferrovia moderna, com capacidade de carga, que está impulsionando o desenvolvimento em todo o estado”, comenta Alberto.
O fórum, realizado na cidade de São Paulo, reuniu especialistas e empresários do setor de infraestrutura, responsáveis por investimentos privados em projetos dessa natureza, para discutir avanços e premiar as empresas brasileiras que se destacaram em suas iniciativas.
Concessão
O contrato para a construção dos 537 quilômetros de extensão da Fiol 1 foi assinado em setembro de 2021 com o Ministério da Infraestrutura, do Governo Federal, e passará por 19 municípios, com previsão de conclusão em 2027. A subconcessão da mineradora tem a duração de 35 anos, sendo cinco para construção e 30 anos para operação.
A ferrovia foi planejada, nacionalmente, em três etapas. A Bamin arrematou o Trecho 1, entre Caetité e Ilhéus, durante leilão realizado no mês de abril de 2021. Cerca de 70% da obra da Fiol 1 já está pronta, ficando sob a responsabilidade da Bamin a conclusão dos 30% restantes. Os trechos 2 e 3 da Fiol estão sob administração do Governo Federal.
A Bamin
Presente no Brasil há mais de 18 anos, a Bamin investe no desenvolvimento socioeconômico do estado da Bahia por meio de seus empreendimentos, que incluem a Mina Pedra de Ferro, na região de Caetité, o Porto Sul, em Ilhéus, e o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste Leste, que ligará as duas cidades.
A empresa faz parte do Eurasian Resources Group (ERG), que conta com mais de 75 mil colaboradores no mundo, líder de recursos naturais diversificados, com ativos de produção e projetos de desenvolvimento em 15 países.
Leia também: Cargill amplia parceria com Omega Energia em parque eólico na Bahia