O Grupo Heineken anunciou nesta quinta-feira (4/5) um novo aporte de R$1,5 bilhão na região Nordeste, mais especificamente nas cervejarias de Igarassu (Pernambuico) e Alagoinhas (Bahia), para impulsionar seu portfólio premium e mainstream puro malte. O investimento recebido pela planta de Igarassu (R$1,2 bilhão) irá triplicar a capacidade produtiva das marcas Amstel e Devassa, além de incrementar em 45% a operação de linhas de embalagens retornáveis. Já a cervejaria de Alagoinhas está recebendo recursos adicionais (R$300 milhões) para ampliar em 60% a produção da marca Heineken, que tem o Brasil como o maior país consumidor do mundo.
Com uma estratégia de crescimento pautada pelos seus compromissos socioambientais, a cervejaria direcionará parte do investimento para a implementação de tecnologias de alta performance que tornarão a unidade pernambucana uma referência em eficiência hídrica, reduzindo em 30% o consumo de água utilizada na produção em até três anos.
Para isso, a companhia ampliará parcerias com outras empresas instaladas na região para reutilização do efluente tratado.
Ainda em linha com a meta do Grupo Heineken de neutralizar as emissões de carbono de todas as suas operações, a planta de Igarassu funcionará com fontes de energia 100% renovável, a exemplo de biogás e biomassa, permitindo também uma redução de 25% no consumo de energia térmica.
Raquel Lyra, governadora do estado de Pernambuco, recebeu Mauricio Giamellaro, presidente do Grupo Heineken , Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos, e Rodrigo Bressan, vice-presidente de Produção, todos executivos da cervejaria, para uma cerimônia no Palácio do Governo que selou o investimento da empresa no estado.
“Há pouco mais de 10 anos chegamos ao Brasil trazendo as credenciais e o sabor da marca Heineken, o que nos permitiu contribuir para a transformação do paladar do brasileiro. O puro malte de Heineken ganhou o Brasil e chegou ao nosso portfólio mainstream puro malte que também segue crescendo no país. Temos uma jornada consistente de premiumnização em todo o mercado nacional, com destaque para a região Nordeste, que tem se tornado cada vez mais relevante na nossa estratégia de crescimento sustentável no país”, afirma Giamellaro.
“O Estado celebra o anúncio desse investimento bilionário do Grupo Heineken com a certeza de que a companhia não só ampliará suas atividades em Pernambuco, como também irá melhorar a eficiência da utilização dos recursos naturais. É um projeto que vai gerar mil empregos, conectado ao desenvolvimento sustentável”, ressaltou a governadora.
Durante o período de obras na unidade pernambucana, a companhia prevê a criação de 700 postos de trabalho, além das 130 vagas diretas para o momento da operação que, somadas ao número atual de colaboradores da cervejaria, totalizam mais de mil empregos no estado.
Crescendo com respeito
Além das iniciativas ambientais priorizadas no novo investimento, na frente social, os estados serão beneficiados por programas de impacto por meio do Instituto Heineken, pilar social da cervejaria que visa contribuir com a transformação da sociedade por meio do equilíbrio de oportunidades para públicos envolvidos na sua cadeia de valor, como profissionais catadores, vendedores ambulantes e jovens em situação de vulnerabilidade.
O município de Igarassu foi o primeiro a receber um programa do Instituto Heineken e formou mais de 70 jovens no último ano por meio do WeLab, uma jornada de aprendizagem pessoal e profissional gratuita direcionada ao desenvolvimento e capacitação de jovens de 18 a 24 anos em situação de vulnerabilidade. Em Alagoinhas o mesmo programa impactará 150 jovens já no segundo semestre deste ano.
“O investimento destaca a importância da região Nordeste para o crescimento do Grupo Heineken. No entanto, só acreditamos que é possível prosperar se todos prosperarem junto. Por isso, no centro dessa agenda de investimento trazemos proativamente a ampliação de iniciativas socioambientais que, além de estarem conectadas ao nosso propósito de inspirar um mundo melhor, contribuem para o meio ambiente e comunidade local”, reforça Mauro Homem.
Investimentos no Brasil
O anúncio de um novo investimento fortalece a aposta do Grupo Heineken no Brasil, que hoje já desponta como um dos principais mercado para a companhia globalmente. Em 2020, a cervejaria investiu R$865 milhões na ampliação da unidade de Ponta Grossa (PR), em 2022 realizou o aporte de R$1,8 bilhão para construção da nova cervejaria em Passos (MG), mesmo ano em que as unidades de Jacareí e Araraquara, em São Paulo, receberam investimentos na ordem de R$320 milhões para expansão e ampliação de práticas ESG.
Sobre o Grupo Heineken
O Grupo Heineken chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo Femsa e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (Brasil Kirin), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG), a unidade mais sustentável da companhia até agora.
No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo Heineken é composto por Heineken, Heineken 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, Lagunitas, Blue Moon e Tiger.
O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Skinka, os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e o recém-lançado Clash’d. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da Heineken NV, maior cervejaria da Europa.
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