Na contramão de muitos setores que começaram o ano com instabilidade e sem perspectiva de crescimento, o mercado de brinquedos já projeta faturar R$9 bilhões em 2023. A expectativa dos fabricantes de brinquedos é manter um ritmo de crescimento de 7% em relação ao ano passado, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq).
Claro que as datas sazonais, principalmente Dia das Crianças e Natal, seguem sendo os principais responsáveis pelas vendas. Mas o mercado de brinquedos não fica preso a essas datas e segue inovando a cada ano, trazendo novidades e opções diferenciadas que possam atender o público ao longo de todo ano.
Este é o caso do Grupo BR Machine, que há 14 anos atua no ramo de gruas de captura e pelúcias. Para alcançar todas as gerações, a empresa oferece um mix de itens que consiga atender os diferentes gostos e idades. Mas até o produto chegar ao consumidor existe um longo caminho de pesquisa e desenvolvimento de produtos.
O gerente de Marketing e Novos Projetos do Grupo, Alexandre Martins, explica que o processo de definição de uma nova coleção de pelúcias, por exemplo, começa até seis meses antes dela estar disponível para os usuários. “Neste segmento é fundamental entender e conhecer o consumidor, estudar tendências no mundo todo, analisar como isso se encaixa no mercado brasileiro e assim desenvolver e oferecer um produto que tenha relevância e que ajude a conectar marcas e consumidores”
Por isso, a empresa investe em pesquisa, principalmente no mercado internacional, como Ásia, Europa e Estados Unidos, para entender quais as novas tendências, tecnologias, tipos de tecidos, texturas, cores e funcionalidades podem ser agregadas em cada produto.
“São etapas que nos ajudam a definir as campanhas e pelúcias que serão disponibilizadas nos equipamentos ao longo do ano. Nós trabalhamos com foco nos itens diversificados do catálogo e datas temáticas, pensando nos mais diferentes públicos que atendemos”, reforça Alexandre.
Pelúcias, líderes de venda
Mas todo esse empenho do segmento em oferecer pelúcias diferenciadas e modernas é motivado principalmente pelo volume de vendas. Uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência de mercado, The NPD Group, que analisou o setor de brinquedos no Brasil e no mundo, mostra que em 2022 o destaque global na venda de brinquedos foram as pelúcias.
Somente no país, a categoria teve um aumento de mais de 30% de vendas em comparação ao ano anterior. O produto, além de historicamente ter grande identificação com público de diversas idades, passou a ser tendência de consumo do mercado, principalmente durante a pandemia, pela questão do bem-estar e a cultura do colecionável.
“A pelúcia é um brinquedo que oferece inúmeros benefícios para o cérebro de adultos e crianças, principalmente para amenizar a ansiedade, elas acalmam e relaxam. Por isso, aqui na BR Machine, estamos sempre atentos para que os nossos produtos possam aliar design, qualidade, segurança e conforto na textura, pois sabemos o papel que essas pelúcias exercem na vida de crianças e adultos”, ressalta Elvis Rovaris, Gestor Administrativo do Grupo BR Machine.
Leia também: Fundo Appian aumenta os embarques de níquel sulfetado e cobre em 69%