O Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa) reconheceu a Natura, como a empresa com a melhor reputação corporativa do Brasil em 2022. Esta é a nona vez consecutiva em que a companhia figura como principal destaque do ranking, considerado uma referência em avaliação reputacional de organizações do setor privado do país.
“A liderança da Natura mais uma vez no ranking Merco é uma notícia que nos traz muita alegria e orgulho. É um reconhecimento da eficiência de nossa estratégia de negócios baseada em transformar desafios socioambientais em oportunidades, mostrando que, para a sociedade, faz sentido gerar valor socioeconômico acima do valor financeiro”, diz João Paulo Ferreira, CEO de Natura &Co América Latina. “Agradeço ao trabalho e esforço de todos os nossos colaboradores, parceiros, fornecedores e consultoras. São eles que levam a força da nossa marca para todos os cantos do país e reforçam a mensagem de que fazer as coisas certas, guiados por nossos princípios, traz bons resultados”.
O Merco é um instrumento de avaliação reputacional que utiliza uma metodologia pública multistakeholder, baseada em seis avaliações, mais de duzentos indicadores de cada empresa participante e vinte e quatro fontes de informações externas para definir as 100 companhias reconhecidas por seus stakeholders por seu desempenho sobressaliente em termos de gestão de resultados, qualidade da sua oferta comercial, gestão de talentos, ética, governança, e responsabilidade corporativa ambiental e social, ao longo do ano.
Como a Natura foi avaliada
Entre os critérios avaliados, estão valores como transparência, responsabilidade com funcionários e contribuição à comunidade. Entre as fontes de informação externa são realizadas entrevistas com diretores de diferentes organizações, analistas financeiros, governos, ONGs, associações de consumidores e públicos em geral. Para integrarem o ranking é necessário que as companhias possuam um faturamento acima de US$ 40 milhões.
Trata-se do único monitor de reputação corporativa auditado do mundo, que passa pela verificação e revisão independente da KPMG. Com 23 anos de trajetória, o monitor conta com a parceria do Instituto Análisis e Investigación para a realização do estudo que resulta no ranking final, seguindo a Norma ISAE 3000 e o código de conduta ICC/Esomar.
Além do Brasil, o Merco está presente em países como Espanha, Colômbia, Argentina, Chile, Equador, Bolívia, México, Peru, Costa Rica, Panamá, Uruguai, Portugal e Itália
Leia também: Unipar vai patrocinar 4 projetos sociais na Bahia