A Unipac – considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas e completas do Brasil – comemora a conquista da certificação ISO 45001:18, norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), que tem como foco a melhoria do desempenho das empresas em termos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).
A recomendação é válida para a matriz da Unipac (Pompeia/SP) e Unidade de Embalagens (Limeira/SP) e possuí validade de três anos e exigiu cinco anos de ações integradas, com foco em três pilares: infraestrutura, equipamentos e pessoas. Para obter o reconhecimento de seus processos voltados ao desenvolvimento, segurança e proteção da integridade da saúde física e mental de seus colaboradores, as plantas passaram por adequações que ajudaram a identificar, controlar e prevenir os riscos, acidentes e doenças ocupacionais relacionados ao trabalho, em atendimento às normas regulamentadoras (NRs), entre elas, NR 10, 11, 12 e 35.
“É papel das empresas transformar a sociedade por meio da educação, boas práticas ambientais, sociais e de governança, oferecendo condições de trabalho sadias e seguras, para preservar a saúde física e mental dos colaboradores”, declara Gabriel Gonçalves, presidente da Unipac.
Para o executivo, a certificação ISO 45001:18 foi alcançada com êxito porque contou com o engajamento e participação coletiva, reforçando um dos valores da empresa: ninguém cresce sozinho. “Com essa recomendação, o mercado reconhece a excelência de nossos processos, que proporcionam um melhor ambiente à nossa força de trabalho”, completa.
Perfil
Com 47 anos em 2023, a Unipac é considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas e completas do país, sendo referência para empresas nacionais e internacionais. Executa seis tipos de processos de transformação em suas unidades produtivas – sopro, injeção, injeção estrutural, extrusão de chapas, termoformagem e rotomoldagem – que estão instalados em Pompeia (matriz) e Limeira (filial), ambas em São Paulo, e nos sites de seus clientes, por meio do modelo in house, nas cidades de Regente Feijó/SP, Paulínia/SP e Maracanaú/CE.
A diversidade de processos de transformação de polímeros e o espírito inovador e criativo permitem à Unipac o desenvolvimento de produtos de alta performance e serviços digitais para diversos mercados, entre eles, automotivo, agronegócio, logístico, alimentício e veículos elétricos. Possui em torno de 1.000 colaboradores, que atuam de forma colaborativa e participativa, em um ambiente organizacional favorável ao desenvolvimento constante.
Leia mais: Produção da indústria de transformação baiana tem expansão de 4,4%