A Toyota anunciou nesta sexta-feira (3/10) o plano de retomada gradual de suas operações no Brasil, após o incidente que afetou a planta de motores de Porto Feliz (SP). As fábricas de Sorocaba e Indaiatuba (SP) voltarão a produzir a partir de 3 de novembro, inicialmente com peças e motores importados de outras unidades da companhia no exterior.
Segundo a montadora, a primeira etapa contemplará a produção das versões híbridas do Corolla e do Corolla Cross, tanto para o mercado interno quanto para exportação. O objetivo é recuperar o volume de veículos não produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro.
Em Porto Feliz, os danos estruturais ainda impedem a retomada. A unidade segue em avaliação e os trabalhos atuais estão voltados à análise de equipamentos e possível transferência temporária para outras localidades. Por conta disso, a suspensão temporária de contrato de trabalho (lay-off) será aplicada apenas aos colaboradores dessa planta. Já os trabalhadores de Sorocaba e Indaiatuba retornam no dia 21 de outubro, após férias emergenciais.
O cronograma da Toyota prevê que, a partir de janeiro de 2026, seja retomada a produção de veículos com motores convencionais no Brasil, incluindo Corolla, Corolla Cross e o Yaris Hatch (este último destinado apenas à exportação). O plano prevê aumento gradual até fevereiro, quando os volumes regulares devem ser atingidos.
Sobre o lançamento do Yaris Cross, a empresa informou que segue em preparação, mas ainda sem data definida.
Em comunicado, a Toyota destacou a importância do apoio recebido de governos, autoridades, sindicatos, parceiros e da própria matriz no Japão. A companhia reforçou também o compromisso em manter a entrega de soluções de mobilidade sustentável para clientes na América Latina e Caribe.
Leia também: IEL tem mais de 600 vagas abertas para estágio e bolsas de pesquisas

















