A Brasilata, uma das maiores fabricantes brasileiras de embalagens inovadoras e sustentáveis, mantém seu robusto Centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), que está comprometido com a transformação do setor. Atualmente, a empresa investe mais de R$ 35 milhões em 21 projetos que buscam tornar suas embalagens ainda mais sustentáveis e alinhadas às necessidades do mercado. A iniciativa está em linha com a adoção de práticas, pela Brasilata, que visam minimizar o uso de materiais virgens e promover a reciclagem e a utilização de fontes alternativas e menos agressivas ao meio ambiente.
Entre os projetos mais emblemáticos da Brasilata, destaca-se o Hibra, uma embalagem que carrega o DNA sustentável da empresa desde sua criação. Fabricada com resina PP-PCR (Polipropileno pós-consumo) e sistema de fechamento em aço, a embalagem utiliza material reciclado, reduzindo a necessidade de plástico virgem e contribuindo para a economia circular.
Além de investir em inovação no produto, a Brasilata também leva em consideração a produção, a ergonomia e a saúde e segurança no ambiente de trabalho, buscando alternativas para os insumos utilizados. Em parceria com a Metal Printing, a empresa desenvolveu um solvente para limpeza de máquinas, utilizado na preparação da litografia. O novo solvente é menos inflamável, possui menor odor e é biodegradável, garantindo menor risco ao meio ambiente, tanto no transporte quanto no processo de limpeza
De acordo com o CEO da Brasilata, Tiago Forte, a inovação está no DNA da empresa. “Quando produzimos um produto de qualidade, procuramos melhorar os processos, insumos e ações para que possamos produzir mais com menos – menos insumos, menos impactos. Perseguimos cada vez mais o uso de materiais reciclados e recicláveis, processos menos impactantes e melhores condições de trabalho para mitigar acidentes e incrementar a qualidade de nossas embalagens”, afirma Forte.

Parcerias estratégicas
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Brasilata também conta com uma rede de parcerias estratégicas com diversas universidades e centros de pesquisa de renome. Entre os principais parceiros estão a PUC, USP, Unicamp, UFRGS, Univates e IFRS, além de instituições como o Cetea, IPT, Inmetro e o Fórum de Inovação da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).
Por meio dessas colaborações, a Brasilata tem realizado avanços significativos em diversas frentes de pesquisa, dentre os quais se destacam o estudo de elementos finitos para aplicação de frisos nas embalagens, realizado em parceria com a UFRGS, e a pesquisa sobre plásticos biodegradáveis Finep 11, em conjunto com a PUC.
“Outros projetos de valor incluem as análises de permeabilidade ao oxigênio com a Unicamp e a avaliação dos aspectos superficiais e de distribuição de massa aos adesivos, realizada com o Senai. Esses estudos ajudam a Brasilata a criar soluções mais eficientes e inovadoras para a indústria de embalagens, sempre com foco na sustentabilidade e na redução do impacto ambiental”, explica Forte.

Brasilata
A Brasilata é uma das maiores fabricantes brasileiras de embalagens que, por meio de um entendimento profundo das necessidades dos clientes, é responsável pelo fornecimento de soluções inovadoras e sustentáveis para diversas aplicações como tintas, químicos e indústria alimentícia. Possui plantas em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Recife e Rio Grande do Sul e atua desde 1955. É responsável pela produção de mais de 50 mil toneladas de embalagens ao ano e reconhecida em grandes prêmios por sua cultura inovadora, gestão de pessoas, sustentabilidade e governança.
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