A s vendas totais do Grupo Boticário atingiram a marca de R$35,7 bilhões em 2024, crescimento de 19% em relação ao ano anterior. O desempenho foi marcado pela evolução da estratégia de ecossistema de beleza multimarca e multicanal, centralidade no cliente e investimentos em inovação e ampliação da operação fabril e logística em todo o país. De forma consistente ao longo de sua história, a companhia segue atingindo patamares acima do projetado para o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) que, até 2027, tem previsão de crescimento de 7,2%, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal (ABIHPEC).
“O resultado de 2024 reflete a trajetória de evolução consistente e crescente do Grupo nos últimos anos. Realizamos movimentos estratégicos com a entrada em novos canais e evolução daqueles que somos referência, com a consolidação das nossas marcas e evoluções importantes no redesenho organizacional. Esses marcos pavimentaram o caminho até aqui e impulsionam o futuro da companhia”, afirma Fernando Modé, CEO do Grupo Boticário. “Essa conjunção de fatores combinada à nossa ambição e inquietude nos posiciona como um potente ecossistema de negócios, que permanece atuando em busca da maximização da geração de valor, bem como uma operação eficiente e orientada às necessidades do consumidor”, complementa o executivo.
Como evolução da estratégia de centralidade do cliente, em 2024 a base de clientes ativos e identificados da companhia chegou a 25,7 milhões, alta de 7% em relação a 2023. “A consolidação do redesenho organizacional do Grupo Boticário nos trouxe uma nova perspectiva para pensarmos nos nossos clientes de forma, ainda mais, integrada. Hoje, potencializamos esta visão com o lançamento do Beautybox, nosso novo programa de fidelidade, o maior do setor de beleza do país em número de participantes, responsável por unificar os benefícios e vantagens das nossas marcas, a fim de transformar a fidelidade em uma forma de experiência de compra exclusiva”, comenta Modé. Na primeira etapa, o Beautybox unifica os benefícios de O Boticário e de Quem Disse Berenice?.
Em 2024, canais como lojas e venda direta seguiram em crescimento mantendo o Grupo como a maior rede omnichannel do Brasil com mais de 4 mil pontos de Clique e Retire e mais de mil Espaços do Revendedor. Beleza Na Web, maior e-commerce de beleza da América Latina, ampliou sua operação com a chegada ao canal físico, somado à abertura de seis lojas localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.
Operação B2B
A operação B2B, que reúne distribuição em farmácias, perfumarias, lojas de departamento e redes alimentares, chegou a 130 mil pontos de vendas em 2024. TRUSS Professional, adquirida pelo Grupo em 2023, também ampliou a presença no mercado Business to Professional (B2P), chegando a mais de 30 mil salões de beleza em território nacional, e segue investindo em educação profissional para cabeleireiros. Somente nos últimos dois anos, R$ 35 milhões foram investidos em capacitação e na inauguração da TRUSS Academy em São Paulo (SP) – primeira academia global com metodologia própria, em um polo de aprendizado, transformação e inovação.
“A estratégia de negócio focada na centralidade no cliente e com presença omnichannel gera valor na perspectiva de crescimento e lucratividade resultando em um crescimento escalável, contínuo e robusto nos últimos anos. Em 2024, direcionamos os nossos esforços para consolidar os caminhos que trilhamos com excelência. Esta solidificação é etapa fundamental para suportar o futuro que desejamos para o nosso negócio”, reforça o CEO.
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