O foco em rentabilidade da Cambuci, detentora das marcas Penalty e Stadium, se reflete nos números publicados ao mercado. No terceiro trimestre deste ano (3T2024), a empresa, referência em artigos esportivos, apresentou crescimento de 10,1% na receita líquida Brasil em relação ao trimestre imediatamente anterior, somando R$124,3 milhões. Na comparação com o mesmo período de 2023, excluindo o faturamento da Argentina, o aumento foi de 9,4%. O conjunto de estratégias voltadas ao desenvolvimento de produtos, crescimento sustentável, austeridade na gestão de despesas e compromisso com a saúde financeira da Companhia, ajudam a explicar os robustos resultados alcançados.
Por sua vez, o lucro bruto no 3º trimestre deste ano atingiu R$60,8 milhões, com uma margem de 48,9% e alta de R$4,6 milhões frente ao 2º trimestre. Em relação ao 3º trimestre de 2023, o lucro líquido antes dos impostos avançou 16,8% no mesmo período de 2024, enquanto o Ebitda manteve-se praticamente estável, computando R$30,1 milhões (margem de 24,2%), resultado bastante favorável considerando o aumento em investimentos de marketing para expandir a presença da marca.
Roberto Estefano, presidente do Conselho de Administração da Cambuci S/A e diretor de Relações com Investidores, destaca o compromisso da administração com a geração de caixa, crescimento e austeridade na gestão de despesas como fatores essenciais para o desempenho alcançado.
“Essas ações são fundamentais para nosso crescimento sustentável e a robusta geração de caixa”, afirma. “A administração trabalha direcionada à manutenção de margens elevadas e à preservação da saúde financeira da companhia”, diz.
Endividamento cai
Outro ponto positivo foi a redução de 64,7% no endividamento bruto na comparação com 2023, resultando em um saldo de caixa líquido positivo. “Esse resultado é reflexo de uma estratégia focada em eficiência operacional e controle rigoroso de despesas e custos, liberando capital de giro para investimentos e reduzindo o custo financeiro do negócio”, explica o presidente do Conselho de Administração da Cambuci.
A empresa planeja encerrar 2024 com um crescimento de 5% no mercado brasileiro, frente a 2023, e está avaliando oportunidades de expansão para o próximo ano, mantendo o compromisso de crescer de forma responsável e sustentável. “Nossa capacidade de entender e nos adaptar as oscilações do mercado brasileiro e a forte atuação em desenvolvimento e tecnologia de produtos são fundamentais para o nosso crescimento”, sintetiza Estefano.
Tecnologia escalada
No campo da tecnologia aplicada às bolas, a Cambuci de fato joga no ataque. Por ano, a Penalty vende no mercado quase quatro milhões de unidades, produzidas sob os parâmetros de uma expertise de ponta: em se tratando de futebol, a marca foca no constante aprimoramento das propriedades dos materiais que compõem as pelotas utilizadas em alguns dos principais campeonatos do mundo.
No Brasil, é fornecedora da bola oficial de competições como o Campeonato Paulista, o Carioca e a Copa do Nordeste. A Penalty também é presente no patrocínio do Brasileirão série A e B e da Copa do Brasil, onde está presente com placas de LED com criações inovadoras e alinhadas à campanhas importantes para a consolidação da marca.
Não é só nos gramados que a companhia atua, alicerçada por meio século de experiência na seara esportiva. Presente em 19 países além do Brasil, a Cambuci atende a 22 modalidades de esporte, sendo parceira do Novo Basquete Brasil (NBB), do Bauru Basket, do Magnus Futsal, Esporte Clube Taboão e dos times de volêi do Sesi (masculino e feminino) e Renata.
Para competir com excelência em todas essas categorias, a empresa conta com um time de cerca de 3.000 colaboradores e uma estrutura que inclui três fábricas na região Nordeste (duas na Bahia e uma na Paraíba) e um centro de desenvolvimento em São Roque, interior de São Paulo.
Todos esses recursos trabalham para jogar junto com os clientes. “A companhia tem investido na construção de um portfólio de produtos alinhado ao desejo de seus consumidores, privilegiando a agilidade e a amplitude no atendimento”, frisa Estefano.
Sobre a Penalty
Fundada em 1970, a Penalty é uma marca 100% brasileira especializada no desenvolvimento e produção de artigos esportivos. Com três unidades fabris (duas na Bahia e uma na Paraíba), dedicadas à fabricação de bolas, calçados, confecção e acessórios, a empresa se destaca como a maior comercializadora de bolas no Brasil.
Referência mundial no setor, a marca oferece produtos para 22 modalidades esportivas distintas e possui distribuição em países da África, América do Sul e Central, Ásia e Europa. Patrocinadora de equipes e atletas de destaque, a Penalty reafirma seu compromisso com a qualidade e inovação no esporte.
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