A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (29/12) que assinou um contrato com a Unigel Participações S.A. (Unigel) de industrialização por encomenda (tolling) para produção de fertilizantes nas fábricas de Sergipe e da Bahia. A companhia, entretanto, não ofereceu detalhes sobre o novo contrato assinado, como prazos, volumes e valores.
O acordo é fruto da parceria entre a Petrobras e a Unigel divulgada em 6/6/2023 (non disclosure agreement), estando alinhada com o Plano Estratégico 2024-2028 (PE 2024-28) da companhia para produção de fertilizantes. Os estudos para produção de projetos de baixo carbono continuarão em andamento.
“A Petrobras reforça, assim, seu compromisso de liderar a transformação e impulsionar uma transição energética sustentável, justa e segura”, disse a estatal em comunicado ao mercado.
Também em nota, a Unigel disse que “concluiu negociações conjuntas com a Petrobras para viabilizar a manutenção da produção de fertilizantes nitrogenados nas plantas da Bahia e de Sergipe. O contrato está alinhado com a visão estratégica de ambas empresas, representando o primeiro passo das partes na análise de negócios conjuntos envolvendo o desenvolvimento de oportunidades nas áreas de fertilizantes, hidrogênio
verde e projetos de baixo carbono”.
Sobre a Unigel
Fundada em 1966, a Unigel está estrategicamente localizada no Brasil, nos estados da Bahia, Sergipe e São Paulo, e no México. Tem posição de liderança em estirênicos, acrílicos e fertilizantes nitrogenados se consolidando como uma das maiores empresas químicas da América Latina e maior fabricante de fertilizantes nitrogenados do país.
Presente no dia a dia das pessoas, a Unigel fornece insumos fundamentais para a fabricação de produtos finais nos mercados de eletrodomésticos e eletrônicos, automotivo, tintas e revestimentos, construção civil, papel e celulose, embalagens, saúde e beleza, têxtil, mineração e agricultura. Além disso, a companhia realiza a primeira iniciativa para produção em escala industrial e distribuição de hidrogênio e amônia verde do Brasil.
Leia também: JBS investe R$ 570 milhões em 3 novas fábricas de ração