Uma parceria entre a Bamin e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA), instituição vinculada à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), implementará a qualificação de pequenos e médios fornecedores, com foco principal nas cidades que receberão as obras do primeiro lote da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol 1). O Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) atuará na melhoria desta rede de negócios, fomentando a economia local e fortalecendo o processo produtivo.
O Programa terá duração de cerca de 12 meses e espera beneficiar mais de 50 empresas em quase 30 municípios do estado, tendo como prioridade inicial os pequenos e médios empreendimentos localizados nos municípios do primeiro trecho de construção da ferrovia. Cada empresa participará de mais de 100 horas de orientação voltadas para o desenvolvimento do seu negócio.
Os fornecedores serão escolhidos sob a orientação de critérios como tamanho e capacidade de evolução. Eles passarão por avaliações, treinamentos e rodadas de negócios para exercitarem habilidades do mundo dos negócios.
O objetivo do Programa de Qualificação de Fornecedores é também contribuir com o aumento da competitividade das empresas situadas nos municípios que integram a região de influência dos empreendimentos Bamin (Porto Sul, Fiol e Mina Pedra de Ferro), a partir da realização de treinamentos e consultorias nas principais áreas de gestão – qualidade, estratégia, marketing e vendas, pessoas, finanças e custos, meio ambiente e saúde e segurança no trabalho.
Além disso, o Programa de Qualificação de Fornecedores favorecerá a geração de parcerias comerciais entre as empresas participantes do Programa e a Bamin, com a realização de Rodadas de Negócios.
Ligando as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, a Fiol 1 representará um vetor de desenvolvimento e oportunidades para os negócios no interior da Bahia. Com um total de 537 quilômetros de extensão, passando por 19 municípios, a ferrovia tem previsão de estar concluída e em operação a partir do ano de 2027. O Lote 1F, por onde começam as obras, possui 127 quilômetros de extensão, ao longo de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara.
O evento que oficializou o início dos trabalhos aconteceu nesta segunda (3/7) com a presença de executivos nacionais e globais da Bamin , e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, além de autoridades públicas.
SOBRE A BAMIN
A Bamin está construindo um novo corredor logístico de integração e de exportação para a mineração e para o agronegócio para o Brasil, investindo R$20 bilhões nos projetos que incluem a Mina Pedra de Ferro, em operação na cidade de Caetité, e os projetos de solução logística integrada: Porto Sul, em Ilhéus, e a Fiol 1, que ligará Caetité a Ilhéus, com 537 km de extensão. A previsão é de que a ferrovia e o Porto Sul estejam prontos em 2027.
Leia também: Volkswagen confirma Kombi elétrica no Brasil