O engenheiro civil baiano Eduardo Cintra Santos, 68 anos, deixou a presidência do conselho de administração da PetroReconcavo – empresa produtora independente de óleo e gás onshore, com 23 anos de atuação no segmento. Ele será substituído por Carlos Marcio Ferreira, executivo com mais de 26 anos de experiência em cargos de liderança, com passagens por empresas como Elektro, CPFL, Energisa e Light.
Carlos atua desde fevereiro de 2021 como membro independente do conselho de administração da petroleira. Ele Iniciou sua carreira no setor de papel e celulose com a International Paper, alcançando o cargo de CFO após 27 anos de dedicação à empresa. Mais tarde fez a transição no setor de energia, tornando-se COO por dois anos e CEO por cinco anos na Elektro, uma multinacional empresa de distribuição de energia elétrica.
Durante reunião realizada no último dia 25 de maio, o conselho da PetroReconcavo elegeu ainda o economista Eduardo de Britto Pereira Azevedo como vice-presidente do conselho. Ele é sócio responsável pela área de Private Equity do Opportunity, onde ingressou em 2011. É conselheiro de administração das companhias Santos Brasil, CVC Brasil, Tauá Brasil e AgroSB, na qual atuou como CEO de 2014 a 2016.
Na mesma reunião, o conselho reelegeu para a diretoria da companhia os seguintes membros: Marcelo Campos Magalhães, diretor presidente; Rafael Procaci da Cunha, diretor financeiro e de relações com investidores; Troy Patrick Finney diretor de operações; João Vitor Silva Moreira, diretor sem designação específica da companhia com as atribuições relacionadas às funções de Comercialização de petróleo e gás natural, regulatório e novos negócios; e Felipe Wigg de Araujo, diretor sem designação específica da companhia, com as atribuições relacionadas às funções de gente e gestão e sustentabilidade.
Bilionário
Eduardo Cintra Santos estreou no ano passado na lista de bilionários brasileiros elaborada pela revista americana Forbes. De acordo com a publicação, ele tem hoje uma fortuna estimada em R$1 bilhão. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Eduardo Cintra Santos e sócio-gerente, diretor e responsável técnico da Perbrás (Empresa Brasileira de Perfurações) – especializada na operação de sondas de produção terrestres e na prestação de serviços diversos relacionados à operação de campos de petróleo e gás natural.
A Perbrás é uma das acionistas fundadoras da PetroReconcavo e atualmente possui uma participação de 5% na petroleira. A estrutura acionária da PetroReconcavo é composta ainda pela PetroSantander (33%), Opportunity (26%), Eduardo Cintra Santos (6%) e free float (30%).
Leia também: OEC promove ‘Semana de Inovação’