A diretoria eleita da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (Abpip) tomará posse no dia 25 de maio, às 18h, durante a realização da Bahia Oil & Gas Energy 2023, encontro internacional com foco no setor de petróleo e gás, realizado pelo Sebrae. O evento será realizado de 24 a 26 de maio, no Centro de Convenções de Salvador, com expectativa de 2 mil participantes por dia.
A Abpip e suas empresas associadas participarão das discussões em todos os dias do evento e a associação terá um estande, que servirá como ponto de encontro entre operadores e fornecedores. A posse da nova diretoria será realizada neste local.
Márcio Félix, presidente eleito da Abpip, fará a abertura do evento, no dia 24, às 14h, e dará um panorama do setor de óleo e gás no estado. Em seguida, às 15h, o secretário executivo da Associação, Anabal Santos Jr., vai moderar o painel “Desafios da produção na Bahia”, que contará com a participação de representantes das empresas associadas 3R, PetroRecencavo e Origem.
Já no dia 26, a produção independente de petróleo está em foco, com a participação da Abpip nos painéis “O impacto das novas operadoras”, às 13h, e “Onhore is beautiful, onshore é potência”, às 15h.
Em todos os três dias de evento acontecerá o PetroSupply Meeting, em apoio à realização de negócios entre empresas compradoras e fornecedoras do mercado de óleo e gás. O PetroSupply é uma plataforma desenvolvida pelo Sebrae, em parceria com a Abpip, para aproximar empresas, disponibilizar tendências e informações de mercado e realizar networking e fomento de negócios.
Com a presença de grande parte das empresas associadas no evento, a Associação também realizará uma reunião exclusiva para este público, o Abpip Day, no último dia da Bahia Oil & Gas Energy, no dia 26, das 9h às 11h, com o objetivo de estreitar as relações e realinhar o planejamento para o ano.
Perfil de Márcio Félix
Márcio Félix é CEO da Energy Platform (EnP). Com vasta experiência no setor energético, especialmente petróleo, gás e biocombustíveis, tanto em empresas privadas como no setor público. Márcio trabalhou por 36 anos na Petrobras e foi secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo, no período 2010 a 2012.
Em Brasília, atuou no Ministério de Minas e Energia, de 2016 a 2019, como secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e também como secretário executivo, tendo ocupado como tal a função de ministro interino. Márcio foi diretor do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP) e atualmente é vice-presidente executivo da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip).
Além de Márcio Félix, compõem a Diretoria e Conselho Fiscal da entidade para o biênio 2023/2025:
Diretoria
- Presidente – Márcio Félix (EnP)
- Vice-presidente – João Vitor Moreira (PetroReconcavo)
- Diretora Titular – Luciana Borges (Maha Energy Holding)
- Diretor Titular – Leonardo Monteiro Caldas (Perenco)
- Diretor Titular – Rachid Felix (3R Petroleum)
- Diretora Suplente – Lívia Valverde Almeida Santos Carvalho (Geopark)
- Diretor Suplente – Frederico Fabiano Oliveira (Alvopetro)
Conselho Fiscal
- Conselheiro Fiscal Titular – Clarindo Caetano (Mandacaru)
- Conselheira Fiscal Titular – Marco Túlio (Origem)
- Conselheiro Fiscal Suplente – Tiago Toller (Seacrest)
Bahia Oil & Gas Energy
Evento bienal, a Bahia Oil & Gas Energy tem foco no setor de petróleo e gás do estado da Bahia, abordando assuntos relevantes dos segmentos de exploração e produção (upstream), transporte (midstream), refino (downstream), petroquímica, naval e transição energética. A edição de 2023 estará composta por conferência técnica, feira de negócios, arena de inovação, arena ESG, encontros de negócios (PetroSupply Meeting) e visitas a campo.
O evento pretende se consolidar como referência no setor, no âmbito nacional, reunindo seus principais atores para trocar experiências no país e no exterior, além de identificar e promover oportunidades de negócios em um ambiente propício para o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação.
O evento será realizado pelo Polo Onshore do Sebrae e pela PetroNor, e co-realizado com a parceria estratégica do Comitê de Petróleo e Gás da Bahia, da Abpip, com o apoio de outras instituições representativas do setor, em âmbito estadual e federal.
Leia também: Produtora de celulose incentiva a reciclagem nas suas unidades fabris