Após um ano de rigorosas auditorias internas e externas, a Deten Química avança na gestão energética e conquista a ISO 50001, norma internacional que estabelece as práticas dos Sistemas de Gestão de Energia nas empresas e organizações. “A certificação está em alinhamento com as metas globais da companhia e reafirma seu compromisso público com a gestão de energia e preservação do meio ambiente”, afirma Sara Pimentel, engenheira química da empresa. Com um sistema de gestão integrado de qualidade, meio ambiente e segurança, a Deten responde por cerca de 90% da matéria-prima da indústria brasileira de detergentes biodegradáveis.
Antes da conquista da ISO 50001, “o conceito de gestão energética já era praticado pela engenharia de processo”, informa Sara Pimentel, explicando que “a principal mudança foi a criação do Comitê de Gestão Energética, que se reúne periodicamente, além da revisão de procedimentos internos para garantir uma melhor gestão dos processos industriais e de aquisição de novos equipamentos”.
O propósito da Deten com a ISO 50001 é “gerenciar e otimizar de forma mais sistemática e padronizada tudo que envolve o consumo energético da empresa, garantindo o envolvimento de toda a área de produção da empresa (engenharia de processo, operação e manutenção)”, ressalta Edeneval Bessa, analista de Qualidade.
Ele detalha que “em alinhamento com as metas globais de nossa companhia, a certificação foi elencada como uma meta corporativa no planejamento estratégico de 2022, e desta forma, houve a mobilização interna das áreas pertinentes e a disseminação desta nova norma se deu em toda a empresa”
Processos
Os dois profissionais, que estão envolvidos diretamente no processo, afirmam que, com a certificação da ISO 50001, “a Deten busca a excelência na gestão energética da planta industrial, reduzindo os custos de energia e emissões de gases que geram efeito estufa, além de fortalecer a imagem da empresa junto à comunidade, reforçando seu compromisso com as questões referentes à redução de impactos ambientais”. Eles reconhecem ainda que “a obtenção dessa certificação pela Deten pode ser um importante ponto de partida para que outras empresas do Polo Industrial de Camaçari se mobilizem para tal e usufruam das mesmas vantagens competitivas”.
A certificação com a ISO 50001 faz parte das metas globais de gestão energética da Deten a fim de atingir seus objetivos ambientais 2030/2050 e se correlaciona com a política, que já inclui às demais certificações obtidas, como a ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade, ISO 14001:2015 – Sistema de Gestão Ambiental e ISO 45001:2018 – Gestão de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho.
A Deten
Instalada desde 1981 no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia, a Deten fabrica e vende as principais matérias-primas para o segmento de limpeza doméstica e comercial no Brasil, sendo a única produtora nacional do Linear Alquilbenzeno (LAB), precursor do Ácido Linear Alquilbenzeno Sulfonato (LABSA), do qual também é fabricante. Sua capacidade anual de produção é de 230.000 toneladas de LAB e de 120.000 toneladas de LABSA. A Deten é controlada pelo Grupo Cepsa, que tem sede na Espanha.
Leia também: Produção da indústria de transformação baiana tem expansão de 4,4%