A primeira edição da Missão Comercial ao Chile, realizada no âmbito do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), surpreendeu positivamente. As 23 marcas participantes reportaram que os negócios gerados, somando os realizados in loco e os alinhavados no evento, devem gerar mais de R$ 8,3 milhões (US$ 1,507 milhão). A Missão foi realizada em Santiago nos dias 23 e 24 de julho e contou com showroom das marcas.
Carla Giordani, da área de Negócios da Abicalçados, conta que, in loco, foram comercializados 9,5 mil pares de calçados, o que gerou imediatamente mais de R$ 1 milhão (US$ 187,4 mil). “Mas, o que mais surpreendeu foi a expectativa positiva de negócios que devem ocorrer nos próximos meses. As empresas participantes reportam que ficaram alinhavadas vendas de mais 89 mil pares”, conta.
“O primeiro evento foi muito bem recebido pelos compradores chilenos, todos destacaram a qualidade do produtos brasileiro como um diferencial e solicitaram para seguirmos trazendo novidades por meio de eventos no mercado, pois entendem o Brasil como um potencial fornecedor, pela qualidade e facilidade logística, já que está geograficamente mais próximo do que fornecedores de outros países, como os asiáticos, por exemplo”, conclui.
Mercado-alvo do Brazilian Footwear, o Chile foi o oitavo principal destino do calçado brasileiro no ano passado, com potencial de crescimento devido à sua situação econômica – nos primeiros quatro meses de 2025, o varejo local de calçados cresceu mais de 10% em relação a 2024, enquanto as importações aumentaram 21%.
Expositores satisfeitos
Schirley Booz Sá, gerente de exportação da Aya Calçados, destaca a assertividade da ação que gerou negócios para a marca já na sua primeira edição. “Superou as nossas expectativas. Fazia um tempo que não vínhamos ao Chile e aqui pude encontrar compradores conhecidos e novos. Tivemos uma ótima aceitação do nosso produto e sentimos que existe uma vontade por parte dos compradores locais de substituir as importações da China após experiências não muito positivas com relação a atrasos nas entregas”, ressalta.
O gerente de exportação da Opananken, Leandro Moscardini, conta que o mercado chileno sempre foi um dos principais para a marca, tendo perdido força após a pandemia de 2019. “Já fazia um tempo que vínhamos tentando entender o que estava acontecendo. A Missão, além de realizar negócios, nos ajudou a entender esse momento. Também conseguimos um novo distribuidor local. As expectativas do trabalho são muito positivas”, diz.
Participaram da Missão, apoiadas pelo Brazilian Footwear, as marcas 365 Soft, Actvitta, Adrun, Bebecê, Beira Rio, Br Sport, By Cool, Democrata, Dumond, Itweens, Lightgel, Macboot, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Novopé, Opananken, Santa Flor, Smidt Shoes, Solis Brasil, Usaflex e Vizzano.
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