A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, uniu-se ao Instituto Caldeira para apoiar o Geração Caldeira, um programa voltado à capacitação de jovens de 16 a 24 anos para atuar em carreiras da nova economia. A iniciativa, que impacta 18 mil participantes em sua etapa online, passa a contar com conteúdo da plataforma Data4All, desenvolvida em parceria entre a Gerdau e a edtech Ada, voltada ao ensino de tecnologia de dados e inteligência artificial (IA).
O Geração Caldeira é destinado a alunos e ex-alunos de escolas públicas que desejam trabalhar no mundo da inovação e da tecnologia. No programa, os alunos recebem capacitação com especialistas do mercado, acesso ao ecossistema do Caldeira, bolsa-auxílio durante a etapa presencial e conexão com oportunidades de trabalho.
Nesse sentido, a inclusão do Data4All permitirá aos participantes o acesso a uma trilha de conteúdo complementar sobre IA generativa, cloud, dados, além de acesso a uma plataforma de 200 aulas, abrangendo conteúdos de programação, tecnologia, ciência de dados, IA, e desenvolvimento de soft skills, com o objetivo de prepará-los para enfrentar os desafios específicos de cada área.
Em 2024, o Data4All, que é aberto a toda a sociedade e está disponível no Brasil, Peru e México, alcançou marcos importantes, entre eles mais de 2 mil cursos concluídos e 422 provas realizadas, com mais de 10 mil alunos na base de dados. A plataforma também é utilizada no programa G.Data, focado na formação em análise de dados, que capacita colaboradores da Gerdau a solucionar desafios reais em suas respectivas áreas por meio da aplicação da ciência de dados. No último ano, o programa formou 60 cientistas de dados.
Impacto
“A Gerdau é uma empresa genuinamente brasileira, com 124 anos de história, que tem avançado cada vez mais em sua jornada de inovação, realizando as transformações necessárias para o negócio por meio do digital e da tecnologia. Unido a isso, está o constante compromisso da companhia em desenvolver e capacitar seus colaboradores e pessoas interessadas em se prepara para o mercado de trabalho. Dessa forma, a oportunidade de incluir nosso programa de cursos de inovação e tecnologia em uma iniciativa como o Geração Caldeira é mais uma maneira de impactar positivamente as regiões em que estamos presentes”, destaca Gustavo França, diretor global de TI e Digital da Gerdau.
“A parceria do Caldeira com a Gerdau reforça a importância de programas educacionais prepararem jovens talentos da rede pública para trabalharem na nova economia”, completa Felipe Amaral, Diretor do Campus Caldeira. “O Data4All é uma grande oportunidade para os alunos do Geração Caldeira terem acesso a conteúdo de alta qualidade sobre ciência de dados e IA.”
Leia também: Fábrica da BYD na Bahia anuncia 3 mil novas oportunidades de emprego