Indústria News
terça-feira, 20/05/2025
  • A Semana
  • Indústria Cast
  • Construção
  • Mineração
  • Papel & Celulose
  • Petróleo, Gás & Biocombustível
  • Mais…
    • Atualidades
    • Bebidas & Alimentos
    • Beleza & Higiene Pessoal
    • Calçados & Têxtil
    • Metalurgia & Siderurgia
    • Química & Petroquímica
    • Turismo & Aviação
    • Veículos & Pneus
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • A Semana
  • Indústria Cast
  • Construção
  • Mineração
  • Papel & Celulose
  • Petróleo, Gás & Biocombustível
  • Mais…
    • Atualidades
    • Bebidas & Alimentos
    • Beleza & Higiene Pessoal
    • Calçados & Têxtil
    • Metalurgia & Siderurgia
    • Química & Petroquímica
    • Turismo & Aviação
    • Veículos & Pneus
Sem resultado
Ver todos os resultados
Indústria News
Sem resultado
Ver todos os resultados
Capa Bebidas & Alimentos
Vinícolas brasileiras

Atualmente dona da Calliandra Gastronomia Experiência Rural, a empresária Adriana foi sócia por 16 anos de um vinhedo em Goiás (Foto: Divulgação)

Vinícolas apostam no enoturismo para aumentar faturamento

Pesquisa do Sebrae aponta que os empreendimentos do setor estão abrindo suas propriedades para visitas, além de investir na diversificação de produtos

Redação por Redação
01/10/2023
em Bebidas & Alimentos
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no LinkedinCompartilhar no WhatsappCompartilhar no Telegram

Passeios de trator, cursos, artesanato, além do turismo de experiência em vinhedos. Uma pesquisa inédita do Sebrae revela que as vinícolas brasileiras estão apostando na combinação com outras atividades ligadas ao turismo para aumentar seu potencial competitivo e valor de mercado. A atuação com o enoturismo já é realidade para mais de 85% dos estabelecimentos desse setor que, para além de trabalhar somente com a produção de vinhos e derivados da uva, têm aberto suas propriedades para visitantes de todo o país.

A maioria das vinícolas (63,7%) adotam a estratégia de diversificação como um diferencial competitivo. Ao atuar em mais de uma categoria, a empresa pode se tornar mais atraente, agregar valor ao seu produto e aumentar os seus ganhos. A montagem de pacotes de visitação e degustação, por exemplo, geram um maior ticket médio, impulsionando os negócios do segmento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Adimax

Adimax abre nova fábrica de rações com investimento de R$140 milhões

Santa Clara

Santa Clara expande seu portfólio de cappuccinos prontos para beber

O levantamento do Sebrae utilizou como base dados do Ministério da Agricultura e informações coletadas junto dos estabelecimentos vitivinícolas que atuam com o segmento de enoturismo, ou turismo de vinhos – que leva em consideração a existência de estruturas para o turismo (como chegar, onde comer e dormir) e das peculiaridades e tipicidades de cada território.

“Podemos dizer que o setor do turismo e o do vinho são parceiros simbióticos e incorporados em um ecossistema produtivo altamente sustentável. O enoturismo permite a integração dos setores primário (vitícola/agricultura), secundário (vitícola/indústria) e terciário (comércio e turismo/serviços), além de destacar os atributos e particularidades de cada terroir”, explica Germana Magalhães, analista de Competitividade do Sebrae.

Perfil do setor

Segundo o estudo do Sebrae, dentre as vinícolas que abrem suas portas para visitação turística, percebe-se uma clara preferência por visitações agendadas, chegando a 58% das empresas entrevistadas. Nesse sentido, as vinícolas de médio e grande porte optam, em sua maioria, pela modalidade de visitação espontânea, com horários de funcionamento bem definidos e roteiros pré-estabelecidos e divulgados em suas redes sociais, por exemplo.

As vinícolas que ampliaram seu leque de opções para os turistas estão investindo em produtos e serviços sob medida para os visitantes. A lista é grande e conta com atrativos como colheita de uvas, passeio para os visitantes, participação na vinificação, harmonização de refeições, hospedagem familiar em sistema de pousada, degustação e comercialização de queijos, produtos de charcutaria e demais produtos associados e cursos teóricos de vinificação e de formação de sommeliers.

Oportunidade  

Adriana Carvalho enxergou no enoturismo uma oportunidade há quase dez anos, no fim de 2014, quando era uma das sócias da Vinícola Pirineus, em Goiás. A intenção, conta a empreendedora, era agregar valor ao negócio.

“Foi uma ideia que veio com pouco planejamento e o mínimo de recursos para infraestrutura. Mas como o cultivo de uva no Cerrado era uma grande novidade, o mercado nos empurrou a abrir as portas para os curiosos e deu certo. Inicialmente, abrimos para visitação nos parreirais e almoço harmonizado com os vinhos produzidos no local”, conta Adriana.

Depois de 16 anos, Adriana deixou a sociedade na vinícola e abriu a Calliandra Gastronomia Experiência Rural, que oferece caminhada nos parreirais e almoço harmonizado com vinhos da região. “Desde 2020, ainda no período da pandemia, foquei no enoturismo, turismo de experiência e turismo rural”, conta a empresária, que também é formada em Gastronomia. Após iniciar seu próprio projeto, Adriana buscou acompanhamento e, desde 2015, faz parte de um grupo de empreendedores assistidos pelo Sebrae.

Atendimento digital

Quando o tema é comércio de produtos e serviços, a pesquisa do Sebrae sinaliza que o mercado enoturístico segue a tendência geral, notadamente com o avanço do e-commerce e da mudança dos padrões de comportamento e consumo dos clientes. O levantamento indica que a distribuição e promoção de produtos desses empreendimentos se dá, quase que exclusivamente, via lojas on-line, ou tele-entrega, muitas vezes diretamente pelo Whatsapp – que responde por quase a totalidade (mais de 93%) da comunicação, vendas e agendamento dos empreendedores.

“O que percebemos é que, assim como em outras atividades e segmentos, o WhatsApp tem facilmente substituído a necessidade de um website para muitos pequenos negócios do enoturismo. É uma ferramenta com amplas funcionalidades, que pode receber cobranças, mostrar informações sobre horários de funcionamento e produtos, serviços e ofertas aos turistas”, exemplifica Germana.

No recorte por estado, o Rio Grande do Sul é líder absoluto em empreendimentos nesse nicho no país (222), respondendo por 55,5% das vinícolas que trabalham com enoturismo. Na sequência, vem a vizinha Santa Catarina, com 41 empresas. Juntos, os três estados da Região Sul têm 69% dos registros (Paraná aparece em sétimo lugar no ranking, com 13 negócios). O Sudeste também se destaca na classificação, com São Paulo (39) e Minas Gerais (32) em terceiro e quarto lugares, respectivamente.


Leia também: Importância do mercado externo para a indústria do país aumentou em 2022

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo.

Cadastre-se para receber nosso conteúdo em seu e-mail todos os dias.

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Tags: artesanatoenoturismoMinas GeraisMinistério da AgriculturaParanáRio Grande do SulSão PauloSebraeturismouvavinhosvinícolas
Artigo Anterior

Importância do mercado externo para a indústria do país aumentou em 2022

Próximo Artigo

Motorola lança o moto g53 for business

Redação

Redação

O portal Indústria News tem como foco principal a cobertura dos fatos relacionados à indústria da Bahia

Próximo Artigo
Com foco em produtividade e versatilidade, Motorola anuncia o moto g53 for business

Motorola lança o moto g53 for business

Plataforma P-71

Destaque do pré-sal, plataforma P-71 atingirá o pico de produção este mês

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IEL Bahia

Quem vai assumir? IEL Bahia ajuda empresas a encarar a sucessão

Adimax

Adimax abre nova fábrica de rações com investimento de R$140 milhões

Seagems

Cinco embarcações da Seagems já operam sob novo contrato com a Petrobras

Agrovale

Com incentivo fiscal, Agrovale amplia investimentos e reforça liderança em etanol

INDÚSTRIA CAST

Adary Oliveira

Assista ao primeiro episódio da terceira temporada do IndústriaCast

Ari Medeiros, da Veracel, compartilha a trajetória de sucesso da empresa

Ari Medeiros, da Veracel, compartilha a trajetória de sucesso da empresa

+VISTAS EM 24 hORAS

  • Mateus

    Veja quanto o Grupo Mateus vai desembolsar por área na Avenida ACM

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Revise Empreendimentos investe R$10 milhões e impulsiona polo de bebidas de Alagoinhas

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • De Sergipe para o Brasil: conheça a estratégia de crescimento da Maratá

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Transição de carreira: chamado da alma, jornada de autoconhecimento

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Quem vai assumir? IEL Bahia ajuda empresas a encarar a sucessão

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Ari Medeiros, da Veracel, compartilha a trajetória de sucesso da empresa

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Quem somos
  • Fale com a gente
  • Anuncie conosco
  • Política de privacidade
redacao@industrianews.com.br

© 2022 Indústria News

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • A Semana
  • Atualidades
  • Bebidas & Alimentos
  • Beleza & Higiene Pessoal
  • Calçados & Têxtil
  • Construção
  • Metalurgia & Siderurgia
  • Mineração
  • Papel & Celulose
  • Petróleo, Gás & Biocombustível
  • Química & Petroquímica
  • Turismo & Aviação
  • Veículos & Pneus

© 2022 Indústria News

Utilizamos cookies. Ao continuar navegando no site você concorda com estas condições. Confira nossa Política de Privacidade e Uso de Cookies.