A Equinox Gold acaba de dar mais um passo para fortalecer o seu compromisso social com as comunidades localizadas no entorno das suas atividades no Brasil. No último dia 28/8, quando se comemorou o Dia Nacional do Voluntariado, a empresa lançou o VoluntEQX, programa que nasce em consonância com os seus valores de responsabilidade e trabalho em equipe.
De acordo com a vice-presidente de Finanças e Administração e embaixadora do projeto, Angela Vasconcelos, a ideia da criação do VoluntEQX estava em seus planos, mas ganhou força principalmente de sugestões vindas dos próprios funcionários que fazem parte dos grupos de clima da empresa.
“Participo e lidero iniciativas voluntárias no âmbito pessoal e vejo o quão importante é essa contribuição para fazer a diferença na vida de quem precisa. O VolunteEQX será uma oportunidade para incentivar ainda mais pessoas nessas ações positivas, ao mesmo tempo que proporcionará uma atuação mais efetiva e direcionada da empresa.” afirma Angela.
O programa, aberto inicialmente a todos os funcionários próprios, registrou, nos primeiros 15 dias, a inscrição de pouco mais de 60 funcionários que, além de ajudar o próximo, terão a oportunidade de desenvolver habilidades em equipe, liderança e empatia. A maioria dos inscritos já realizam ou realizaram ações voluntárias por conta própria e poderão contribuir com ideias e aprendizados durante o programa.
Responsabilidade social
Vice-presidente de Relações Institucionais e Licenciamento, Cesar Torresini enfatiza que a nova iniciativa irá reforçar ainda mais a política de responsabilidade social da empresa, já que não havia uma ação corporativa única e oficializada do tema para todas as unidades.
“Vale mencionar que antes do lançamento do programa as unidades da Equinox Gold já vinham colocando em prática ações voluntárias nas comunidades locais” ressalta Cesar.
Em novembro de 2022 os funcionários da Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral (FBDM), localizada em Barrocas, Bahia, , estiveram no Centro Missionário de Teofilândia, município vizinho, que abriga crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade social.
De acordo com o diácono e responsável pela instituição, João Miguel, os voluntários ajudaram descartando materiais recicláveis que estavam em um espaço e liberando o local para que pudesse ser reaproveitado. O próximo passo, já no âmbito do VoluntEQX, será a construção de um espaço de lazer no povoado do Canto, também em Teofilândia.
A outra unidade baiana da Equinox Gold, a Santa Luz Desenvolvimento Mineral (SLDM), localizada no município de Santaluz, desenvolveu uma atividade na Apae local. Por lá foram realizados trabalhos especializados nas áreas de assistência social, educação, saúde básica, fisioterapia e atendimento às famílias.
Para Erenildes Lima, coordenadora da Apae, uma das grandes carências da instituição diz respeito à área de atendimento à saúde e, por isso, o serviço prestado pelos voluntários da SLDM foram muito importantes.
Leia também: Continental Pneus investe na saúde mental de seus colaboradores