Para aproveitar ao máximo as propriedades versáteis e duráveis do plástico, evitar o descarte inadequado e reduzir o uso de resina virgem, a Grendene investe em estratégia de economia circular. Com um programa de logística reserva de seus calçados, a empresa prolonga a vida útil da matéria-prima e facilita a sua reutilização ou reciclagem. Atualmente, a companhia tem mais de 400 pontos de entrega de calçados sem condição de uso espalhados pelo Brasil e no exterior. Os coletores podem ser encontrados nos Clubes e Galerias Melissa, na Rider Space, localizado no Edifício Copan em São Paulo, e em redes varejistas parceiras. Desde o lançamento em 2019, o programa já recolheu mais de 9 mil pares de calçados.
Os itens são levados às fábricas da empresa ou a recicladores homologados. Assim, além de evitar a destinação incorreta, a circularidade também ajuda a criar empregos no setor de reciclagem, impulsionando o desenvolvimento local e contribuindo para a transição para uma economia mais verde e sustentável.
A partir dos calçados coletados, a Melissa lançou a Melissa Flox M Edition, produzida integralmente de PVC pós-consumo. Em 2022, durante a K2022, a mais importante feira de plásticos e borracha do mundo, a coleção recebeu o prêmio Inovyn Awards como destaque na categoria Economia Circular.
Dentro das fábricas da Grendene também é aplicado o conceito de circularidade. Todas as sobras das máquinas, aparas, rabichos e rebarbas do processo produtivo são moídas e classificadas em cor e modelos de calçado e, a depender da disponibilidade, podem ser utilizadas em diferentes concentrações junto à resina virgem. Hoje todos os calçados de PVC contêm cerca de 30% de material reciclado pré-consumo.
Sobre a Grendene
Fundada em 1971, a Grendene é uma das maiores produtoras mundiais de calçados. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil.
Com quatro unidades industriais, distribuídas entre Ceará e Rio Grande do Sul, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas, subsidiárias e Joint Venture, seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil fora do país.
A Companhia conta ainda com showroom Melissa em Milão, duas “Galeria Melissa” (São Paulo e Nova York). Em 2022, registrou lucro líquido recorrente de 613 milhões.
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