O tema de diversidade e inclusão faz parte da estratégia global da mineradora Equinox Gold e está fortemente presente nas suas práticas de ESG. Nos últimos anos, o foco principal tem sido a equidade de gênero, com meta de aumento da participação feminina, do operacional aos cargos de liderança. Uma das estratégias para conquistar esse objetivo é buscar a diversidade desde os chamados programas de “porta de entrada”, como ojovem aprendiz e o programa de estágio.
Atualmente, a mineradora oferece oportunidades afirmativas ou preferenciais para mulheres em suas quatro unidades no Brasil, nos estados de Minas Gerais, Maranhão e Bahia e nos processos seletivos recentes, a empresa já obteve resultados práticos deste novo olhar para a diversidade.
Para o programa jovem aprendiz 2023 nas unidades da Bahia os recrutamentos são mistos e focados prioritariamente em mulheres. Dos 25 postos abertos em março, na Mineração Fazenda Brasileiro, no município de Barrocas, 75% foram preenchidos por elas. Na Mineração Santa Luz, o processo seletivo ocorrerá nos próximos meses e o trabalho de recrutamento será semelhante às demais unidades.
O processo seletivo para o programa de estágio da Fazenda Brasileiro resultou na admissão de 15 estagiários em janeiro deste ano. A Mineração Santa Luz tem quatro vagas abertas direcionadas ao público misto, com prioridade para a contratação do feminino. A seleção tem expectativa de realizar as admissões em abril.
Equinox Gold no Maranhão
A operação maranhense, localizada em Godofredo Viana, também admitiu sete estagiários de nível técnico, todas mulheres, e outros cinco estagiários de nível superior, entre eles, três representantes do gênero feminino. A Mineração Aurizoma concluiu o processo em fevereiro deste ano com a contratação de 20 aprendizes, sendo 35% mulheres. Na Mineração Riacho dos Machados, a empresa abriu vagas exclusivas para o público feminino, admitindo em abril um total de 15 mulheres.
O objetivo dos dois programas é promover o aperfeiçoamento profissional dos participantes, incluindo o desenvolvimento de habilidades e competências valorizadas no ambiente de trabalho, para que estejam aptos a ocupar funções nas próprias unidades da Equinox Gold ou em outras empresas do mercado.
“Agora, buscamos também promover um equilíbrio entre os gêneros na empresa. Dessa forma, conseguimos agir na base, incentivando jovens mulheres a entrar no mercado de trabalho e, especificamente, no setor de mineração”, afirma a coordenadora de Recursos Humanos, Juliana Andrade.
A Equinox implementou seu Programa de Diversidade e Inclusão (SOU EQX) oficialmente no Brasil em novembro de 2022. “Por meio dele, é realizado um movimento importante sobre essa temática, principalmente no viés de equidade de gênero, para reforçar a importância da representatividade feminina dentro da empresa e recomeçar a desconstruir barreiras internas, muitas delas vindas de um histórico cultural enraizado”, complementa a vice-presidente de Administração e Finanças da Equinox Gold, Angela Vasconcelos.
Sobre a mineradora
Principal produtora de ouro das Américas, a Equinox Gold é uma empresa canadense de mineração, com sete minas em operação, em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além de outros projetos em desenvolvimento. A empresa tem sua atuação apoiada em uma estratégia de crescimento e diversificação, com a meta de produzir um milhão de onças de ouro por ano.
Dessa forma, ampliará, também, as oportunidades de desenvolvimento e de cuidado com o meio ambiente, além de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. Em 2022, a companhia totalizou uma produção de 532,3 mil onças de ouro (ou cerca de 14 toneladas).
Leia também: Acelen vai investir R$12 bilhões para produzir combustíveis renováveis