As categorias contempladas pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) alcançaram o número de US$273,3 milhões nas exportações em 2022, faturamento recorde para o setor. No total, houve 11% de crescimento em valor, quando comparado com o mesmo período (janeiro a dezembro) de 2021 (US$245,5 milhões).
Entre os principais destinos, que somam 80% do mercado internacional da cesta Abimapi, estão: Venezuela, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai, Argentina e Angola.
De acordo com Rodrigo Iglesias, diretor internacional da Abimapi, o desempenho é consequência de fatores como a influência do câmbio, já que o trigo é dolarizado, e principal matéria-prima dos alimentos do setor, ou seja, depende do mercado externo, além do trabalho desenvolvido pelo projeto setorial Abimapi International, mantido em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
“Participamos das principais feiras de alimentos do mundo; nos últimos 8 anos o setor realizou missões empresariais para diversos países latinos antes da pandemia: Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Panamá, México e Costa Rica. Assim, com os eventos e encontros de negócios proporcionados, ainda observamos resultados diretos nas exportações”, explica Rodrigo.
Já em volume, houve uma retração de 18%, somando 165,8 mil toneladas de produtos vendidos ao exterior em 2022, no ano anterior o setor havia alcançado 201 mil toneladas em volume de vendas. “2021 foi um ano atípico, passamos por obstáculos advindos da pandemia. A dificuldade de encontrar contêineres para atender os clientes estrangeiros impôs altos valores de frete internacional e uma altíssima demanda por alimentos mais acessíveis, com maior praticidade e tempo de validade para o consumo dentro do lar”, ressalta Rodrigo.
Para 2023, a associação espera um crescimento mais equilibrado nas exportações, na ordem de 10% em faturamento 15% em volume, especialmente porque há mercados que tiveram demanda abrupta em decorrência da pandemia e voltaram à normalidade.
DESEMPENHO POR CATEGORIA
Biscoitos
A categoria de biscoitos movimentou 53% do total em valor do setor com US$145 milhões, superando pela primeira vez o limiar de 70 mil toneladas de exportações atingindo 73,2 mil toneladas. Os alimentos apresentaram crescimento de 26% em valor e 6% em volume nas exportações em 2022 frente a 2021.
Entre os principais destinos, os Estados Unidos se destacaram no comércio de wafers brasileiros totalizando compras de US$12,5 milhões e 4,8 mil toneladas. Os wafers também se sobressaíram nas exportações para Argentina e México na América Latina – ambos países compraram mais de US$8 milhões e 2 mil toneladas.
Massas alimentícias
A categoria de massas alimentícias atingiu US$20,8 milhões em vendas internacionais, o que representa 18% de crescimento frente a 2021.
Entre os tipos que se destacaram estão as massas com ovos, que totalizaram US$3,3 milhões e 28% de crescimento em valor. As massas instantâneas também continuam em fase de expansão no mercado externo desde o início da pandemia. O segmento superou, pela primeira vez, tanto a margem de US$10 milhões em faturamento, quanto de 4 mil toneladas em volume.
Pães & bolos industrializados
A categoria representa 48% do total em volume das exportações do setor com cerca de 80 mil toneladas em volume e US$107,4 milhões em faturamento.
Os panetones somaram 6 mil toneladas e US$21,8 milhões em exportações, um crescimento de 6% em valor em 2022. As torradas voltaram a crescer, o alimento atingiu cerca de 2 mil toneladas pela primeira vez (12% de incremento frente a 2021). Em valor, as torradas somaram US$4,3 milhões e 25% de crescimento em comparação com o ano anterior.
Os pães de forma se consolidaram como um importante alimento nas exportações do setor mediante os avanços em tecnologias para ampliação da vida útil desses alimentos. A categoria somou US$6 milhões e 3,5 mil toneladas, um aumento na ordem de 68% em valor e 45% em volume.
Sobre a Abimapi
Uma das maiores associações alimentícias do Brasil, a Abimapi possui mais de 100 empresas que detêm mais de 80% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Como interlocutora junto ao governo, à mídia, pesquisadores e demais públicos, sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, massas, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. Há mais de 20 anos, a Abimapi é responsável pelo programa Abimapi International em parceria com a ApexBrasil, para promover os produtos do setor no mercado externo. Conheça o canal para as conexões do setor com o mercado externo: https://international.abimapi.com.br/.
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