Valorizar e incentivar as riquezas locais é um dos meios de cultivar as tradições e garantir o desenvolvimento socioeconômico de uma região. A Rede Asta e a Basf, via Lei de Incentivo à Cultura, estão promovendo uma exposição para contribuir com o reconhecimento do artesanato baiano.
O projeto Rede Asta Exposição, Design e Sustentabilidade reúne 35 pessoas inscritas e os trabalhos serão expostos no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, entre os dias 28 de março a 13 de abril. A exibição promove a cultura e a história das artesãos da comunidade de Sucupió por meio de 30 peças inéditas, fabricadas com diferentes técnicas e designs cocriados pelo grupo para comercialização e ampliação de vendas e recursos para a região.
A ênfase da iniciativa é na valorização do polo produtivo de Sucupió, que há mais de duas décadas beneficia cerca de 300 pessoas de Catu de Abrantes com trabalho e renda vindos do artesanato. A principal técnica desse grupo é o “Trançado” feito com a matéria-prima Tala do Dendê, extraída na região.
Atualmente, existem cerca de 23 unidades produtivas artesanais presentes na cidade, que passaram por uma transformação do negócio para se tornarem uma atividade do feito à mão em um empreendimento viável e sustentável.
Para Tania Oberding, Diretora Industrial do Complexo Acrílico da Basf em Camaçari, essa ação faz parte da estratégia de engajamento social da empresa, que impacta positivamente a região ao conectar a possibilidade de solução de desafios sociais à estratégia de negócio. ”Pretendemos aliar a geração de valor econômico de forma a criar também valor para a sociedade com o enfrentamento de necessidades e desafios”, conta.
Durante meses, o grupo recebeu mentoria e acompanhamento da aplicação de conceitos e conteúdos técnicos aprendidos na produção dos produtos da exposição. Logística, artesanato, precificação e design são alguns dos conhecimentos compartilhados pelos mentores e monitores contratados para o projeto, como o designer baiano Rodrigo Lira, que se dedica há mais de 20 anos na área de Design ligada ao artesanato.
Em um primeiro encontro com a comunidade, os profissionais contratados nessa parceria começaram a levantar as demandas de unidade de produção de cada artesãos, com o objetivo de compreender a rede de pessoas que trabalham no suporte (galpões) e como funcionava toda a cadeia produtiva – até a chegada do produto na frente da loja (venda).
No momento do levantamento de insumos foram percebidas as limitações e dificuldades dos artesãos em saber quantidades usadas e os custos utilizados na confecção de cada peça. A partir daí, foram propostas oficinas de acompanhamento e capacitação.
Gratificante
“Esse projeto é muito gratificante. Veio expandir nosso trabalho, porque muitas pessoas não sabem o que a gente faz. A gente vai aprendendo coisas novas, fazendo coisas novas. Estou gostando muito”, afirma a artesã Sileusa Fonseca de Souza, filha de dona Lourdes, que trabalha há 23 anos na comunidade, vivendo do artesanato.
Em 2022, mais de 603 mil pessoas foram beneficiadas pelas mais de 237 ações de sociais e ambientais de engajamento da Basf na América do Sul. O impacto partiu tanto da rede de parceiros da empresa, como também de seu programa de voluntariado, que conta com cerca de 1 mil colaboradores em todo o continente.
Essa estratégia de engajamento social da Basf está baseada em dois pilares: valor compartilhado, para contribuir com o desenvolvimento socioambiental e, ao mesmo tempo, realizar negócios rentáveis; e cidadania corporativa, a fim de participar do desenvolvimento social das comunidades em que a Basf está presente.
Serviço
- Rede Asta Exposição, Design e Sustentabilidade
- Data: de 28 de março a 13 de abril
- Endereço: Parque Shopping Bahia: Av. Santos Dumont, 4360 – Centro, Lauro de Freitas – BA, 42702-400
Sobre a Rede Asta
Fundada em 2005, a organização sem fins lucrativos foca seu trabalho em ações que possam melhorar a vida das pessoas e das comunidades. Suas áreas de atuação são os nano e pequenos negócios, a geração de renda e fortalecimento da economia dos territórios. Também atua pela sustentabilidade do planeta por meio do reaproveitamento de resíduos como matérias primas dos produtos feitos por pequenos empreendedores. Saiba mais.
Sobre a Basf
Na Basf, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111 mil colaboradores e colaboradoras do Grupo Basf contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo.
Seu portfólio é composto por seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A Basf gerou vendas de € 87,3 bilhões em 2022. As ações da Basf são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos.
Leia também: Natura vai empregar mulheres baianas vítimas de violência doméstica