A 3R Petroleum – companhia brasileira de capital aberto que produz petróleo e gás, com forte presença na Bahia – anunciou na manhã desta quarta-feira (4) mudanças em sua diretoria. Para o cargo de diretor presidente, o Conselho de Administração da empresa elegeu Matheus Dias. Ela vai substituir Ricardo Savini. Formado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP), Dias ocupou cargos gerenciais na Promon Engenharia, onde atuou nas áreas de suprimentos, logística, engenharia e gerenciamento de grandes empreendimentos de óleo e gás e infraestrutura, bem como atuou como gerente de suprimentos e de contratos da Hidrovias do Brasil.
Em 2020, se juntou à Starboard Asset, onde se tornou diretor executivo na área de private equity, sendo um dos líderes da aquisição da Ouro Preto Óleo Gás pela gestora. Já na 3R, após o IPO da companhia, passou a liderar as áreas Comercial e de Novos Negócios como diretor estatutário de subsidiárias da companhia, sendo responsável pelas negociações referentes a aquisições dos ativos de produção de óleo e gás, parcerias estratégicas e contratos relevantes. Durante o ano de 2022, Dias passou a liderar as áreas de Suprimentos, Tecnologia da Informação, Jurídico e Regulatório, bem como as áreas de Mid & Downstream.
Para o cargo de Diretor Executivo de Exploração e Produção, o conselho da 3R elegeu Maurício Diniz. Esta diretoria passa a ser responsável pelas seguintes áreas: Operações Onshore e Offshore, Geologia e Geofísica, Reservatórios, Facilities e Poços. Diniz é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Engenharia de Petróleo pela Universidade Petrobras e possui MBA em Gerenciamento de Negócios pela Coppead (UFRJ), além de ter concluído o Programa de Desenvolvimento Executivo na Columbia Business School e o Programa de Gestão Avançada no Insead. O executivo possui 39 anos de experiência no setor de petróleo e gás e foi funcionário de carreira da Petrobras.
Para o cargo de Diretor Executivo Financeiro e de Relações com Investidores, Rodrigo Pizarro permanece exercendo as suas funções, conforme mandato vigente. Desde 2020, Pizarro é diretor estatutário da companhia e é responsável pelas áreas financeiras e de relações com investidores.
Agilidade
“Com a reorganização da diretoria executiva, o Conselho de Administração deliberou pelo encerramento, na presente data, dos mandatos dos Srs. Ricardo Savini, Jorge Lorenzon e Pedro Grijalba, como diretores estatutários da companhia. A 3R reconhece e agradece o importante papel que os referidos profissionais tiveram na elaboração dos pilares estratégicos da organização e na construção de um portfólio único de ativos de E&P, que possibilitaram à 3R se tornar uma referência na indústria de óleo e gás da América Latina”, informa a empresa, em fato relevante.
No comunicado, a 3R Petroleum diz ainda que a reorganização da diretoria estatutária tem por objetivo “suportar um novo ciclo de consolidação de portfólio e execução do plano estratégico, com foco em agilidade, produtividade e resultados”.
Veja também: Um plano para a retomada da indústria