Como parte de sua estratégia de Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento (DEIP), a Mineração Taboca se tornou recentemente signatária e patrocinadora Ouro da Women in Mining Brasil. Sua primeira ação neste novo papel foi apoiar o evento de lançamento do 5º Relatório de Indicadores da associação, realizado em dezembro, em Belo Horizonte (MG).
A Women in Mining Brasil nasceu como um movimento em 2019, com o propósito de ampliar e fortalecer a presença feminina no setor mineral, buscando promover um ambiente que respeite e acolha as mulheres em todos os níveis da organização e em todas as áreas de atuação. Em 2025, por meio da consolidação da sua atuação, a WIM Brasil se tornou uma associação, ganhando capilaridade e agilidade no compromisso de transformar a mineração.
Com foco em uma cultura de respeito, que tem como prioridade criar um ambiente de trabalho acolhedor e valorizar as diferenças individuais, a Taboca visa dobrar a quantidade de mulheres em sua equipe. Para isso, ser aliada da Women in Mining Brasil é um passo determinante para o alcance desta meta.
“Nos orgulhamos de um fato crucial: A representatividade feminina na Taboca está em todos os níveis. Temos mulheres atuando em 96% das nossas Gerências. Elas estão na operação, na administração e em posições estratégicas. Isso demonstra que, independentemente do cargo, a competência feminina é reconhecida e valorizada em nossa empresa”, ressalta Eduardo Orban, Chief Executive Officer (CEO) da Mineração Taboca.
Meta
A meta para os próximos anos é clara: Transformar o desafio da equidade em vantagem competitiva. Confira o plano de ação:
- Intensificar a atração de talentos femininos: Embora haja vagas afirmativas, a busca por melhores condições e benefícios flexíveis para atrair mais mulheres é contínua, especialmente em um ambiente remoto.
- Focar no desenvolvimento: Onde as mulheres já estão, como em 64% das áreas operacionais, haverá investimento em programas de capacitação e mentoring específicos para acelerar sua progressão a cargos de gestão. Além de contratar, o objetivo é construir carreiras de longo prazo.
“Nossa empresa se destaca por ter mulheres em todas as áreas, ocupando cargos que vão da base operacional à direção da empresa. Nosso princípio orientador é: Primeiro me preocupo com as pessoas, trato-as com respeito e valorizo suas diferenças. É por isso que realizamos treinamentos anuais para 100% dos empregados sobre Direitos Humanos, incluindo o tema da Diversidade. Aumentar a participação e a liderança das mulheres não é apenas o certo a fazer; é o que nos tornará uma empresa mais forte, inovadora e preparada para o futuro”, enfatiza Juliana Mattar, Gerente Executiva de Recursos Humanos e Comunicação da Mineração Taboca.
Sobre a Mineração Taboca
A Mineração Taboca foi fundada em 1969 e atua na mineração e metalurgia de estanho e minerais industriais. É uma das poucas empresas, ativas no mercado mundial de estanho, a possuir mina própria. Toda operação industrial da empresa na Amazônia é sustentada por energia elétrica proveniente de uma usina hidrelétrica própria.
A companhia destaca-se como a maior produtora de estanho refinado do Brasil. O estanho produzido, registrado na Bolsa de Metais de Londres sob a marca Mamoré, é reconhecido internacionalmente há mais de 20 anos. A mineradora também atua nos mercados de Nióbio e Tântalo. Sempre com foco no crescimento, a empresa investe em pesquisa mineral e tecnologias voltadas para a melhoria contínua de suas atividades.
Leia também: Chadler: a fábrica de chocolate que ‘perfumou’ a Cidade Baixa

















