Indústria News
  • Colunas
    • Análises
    • Indústria em Foco
    • Memória da Indústria
    • O Lado B dos Destinos
    • Radar da Indústria
  • Giro das 21h
  • Leitura Rápida
  • Petróleo, Gás & Biocombustível
  • Webinar da Indústria
  • Mais…
    • Atualidades
    • Bebidas & Alimentos
    • Beleza & Higiene Pessoal
    • Calçados & Têxtil
    • Construção
    • Glossário
    • Metalurgia & Siderurgia
    • Mineração
    • Papel & Celulose
    • Química & Petroquímica
    • Radar de Oportunidades
    • Turismo & Aviação
    • Veículos & Pneus
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunas
    • Análises
    • Indústria em Foco
    • Memória da Indústria
    • O Lado B dos Destinos
    • Radar da Indústria
  • Giro das 21h
  • Leitura Rápida
  • Petróleo, Gás & Biocombustível
  • Webinar da Indústria
  • Mais…
    • Atualidades
    • Bebidas & Alimentos
    • Beleza & Higiene Pessoal
    • Calçados & Têxtil
    • Construção
    • Glossário
    • Metalurgia & Siderurgia
    • Mineração
    • Papel & Celulose
    • Química & Petroquímica
    • Radar de Oportunidades
    • Turismo & Aviação
    • Veículos & Pneus
Sem resultado
Ver todos os resultados
Indústria News
Sem resultado
Ver todos os resultados
Capa Petróleo, Gás & Biocombustível

Sulgás vai investir R$163,7 milhões em expansão de rede, biometano e segurança das operações

Sulgás projeta alcançar com os novos investimentos 122 mil clientes em 2026

INDÚSTRIA NEWS por INDÚSTRIA NEWS
25/06/2026
em Petróleo, Gás & Biocombustível
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
Sulgás

O plano de investimentos da Sulgás para 2026 foi apresentado ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no LinkedinCompartilhar no WhatsappCompartilhar no Telegram

A  Sulgás planeja investir R$163,7 milhões em 2026, o maior volume da história da companhia. O valor recorde para um único ano reforça a trajetória de crescimento e desenvolvimento sustentável em relação ao período anterior à privatização. Em 2021, último ano da empresa sob gestão estatal, o investimento foi de R$46 milhões. O aporte previsto para 2026 amplia o acesso dos gaúchos ao gás natural por meio da rede de gasodutos da companhia, reforçando a segurança energética do Estado.

O plano de investimentos da Sulgás para 2026 foi apresentado  no Palácio Piratini com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Como a empresa tem a concessão para distribuir gás natural canalizado, o plano já recebeu aprovação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e aguarda a deliberação da AGERGS, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul.

“Os números da Sulgás mostram uma companhia que quase quadruplica os investimentos e caminha para dobrar a base de clientes, de uma forma que o poder público não conseguiria alcançar. Mas isso não significa que nos ausentamos nesta relação. O Estado age como regulador para garantir que seja entregue para população um melhor serviço com a performance da iniciativa privada”, disse o governador.

Criada em 1993, a Sulgás projeta alcançar com os novos investimentos 122 mil clientes em 2026, um aumento de 76% em comparação a 2021, quando a companhia atendia 69 mil consumidores. A expansão da base de clientes acompanha o crescimento da rede de distribuição, que deve chegar a 1.671 km, avanço de 21% em relação aos 1.377 km do ano pré-privatização.

“O novo patamar reforça o papel estratégico da companhia no desenvolvimento econômico, na segurança energética e na transição para uma matriz mais limpa no Rio Grande do Sul. A companhia passou por uma transformação, e está ainda mais moderna e eficiente, respeitando sempre a nossa licença para operar: a segurança”, afirma o CEO da Sulgás, Marcelo Leite.

O executivo também apresentou um balanço das atividades da empresa. Em abril deste ano, a companhia completou 4 anos sem acidentes de trabalho com afastamento. A marca contempla a atuação de 400 colaboradores diretos e terceiros.

Interiorização e segurança energética

Entre os destaques do plano, está o início da maior obra de expansão da história da companhia: a ligação para os Vales do Taquari e do Rio Pardo. Serão construídos 190 km de rede subterrânea de gás natural entre Triunfo e Charqueadas e as cidades de Lajeado e Santa Cruz. A previsão é que as obras se iniciem em novembro deste ano, se estendendo pelos próximos 7 a 10 anos.

O projeto atende à crescente demanda de indústrias e comércios das regiões e fortalece a segurança energética em áreas que foram fortemente impactadas por enchentes, contribuindo para a retomada econômica e atração de novos investimentos.

Além do começo da expansão para os Vales, a companhia ampliará os dutos nas regiões em que já atua. Somente em 2026, a Sulgás planeja a construção de 84,4 km de rede: 69,4 km na Região Metropolitana, 9,3 km na Serra Gaúcha e 5,7 km na Região das Hortênsias, com foco no atendimento a novas indústrias, comércios e residências.

Polo de Biometano

A Sulgás amplia seus investimentos em energias renováveis, entre eles, o primeiro hub de biometano do Rio Grande do Sul. Em abril, a companhia lançou o edital que vai selecionar produtores interessados em fornecer biometano ou em utilizar a infraestrutura do ‘Sulgás BioHub’, que será instalado em Esteio, na Região Metropolitana.

O projeto terá capacidade para injetar até 30 mil metros cúbicos de gás renovável por dia na rede da companhia. Atualmente, a usina da empresa Bioo, localizada em Triunfo, fornece diariamente 30 mil metros cúbicos de biometano à rede da Sulgás. A intenção é ampliar o uso do energético nos próximos anos.

Já em Passo Fundo, a empresa avança no projeto da primeira rede local no Estado abastecida exclusivamente com biometano. O traçado preliminar prevê a construção de 19 km de gasodutos subterrâneos.

A Sulgás também pretende ampliar o programa Corredores Verdes, que amplia o número de pontos de abastecimento rápido de GNV no Estado, incentivando o uso de combustíveis mais limpos no transporte pesado e aumentando a circulação de caminhões movidos a gás natural no Rio Grande do Sul.

Com o plano de investimentos de 2026, a Sulgás reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável do Rio Grande do Sul, conectando regiões, apoiando o desenvolvimento industrial, gerando empregos e contribuindo para uma matriz energética mais segura e limpa.


Leia também: Natville investe R$ 700 milhões e expande operações na Bahia e Alagoas

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo.

Cadastre-se para receber nosso conteúdo em seu e-mail todos os dias.

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Continue Lendo
Tags: biometanogásRio Grande do SulSulgás
Artigo Anterior

Vini dá show, Neymar estreia e Brasil atropela a Escócia na Copa

Próximo Artigo

Terremotos na Venezuela deixam ao menos 164 mortos

NOTÍCIAS RELACIONADAS

P-76

O gigante Búzios segue quebrando recordes no pré-sal

LUBNOR

Referência em asfaltos e lubrificantes, Lubnor chega aos 60 anos de operação

Fernando Fuertes

Acro Cabos amplia portfólio para o segmento de offshore

Petrobras

Petrobras mira o Golfo do México e amplia agenda de negócios com a Pemex

Próximo Artigo
venezuela

Terremotos na Venezuela deixam ao menos 164 mortos

irani

Irani transforma sustentabilidade em floresta: área preservada cresce 14% em 20 anos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos & Condições e a Política de Privacidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ora 5

Carrega em 20 minutos e roda até 435 km: conheça o novo elétrico da GWM

irani

Irani transforma sustentabilidade em floresta: área preservada cresce 14% em 20 anos

venezuela

Terremotos na Venezuela deixam ao menos 164 mortos

WEBINAR DA INDÚSTRIA

rapahella

Macaúba, etanol de milho e biometano: por que a Bahia está no radar da transição energética

Fábio Torres

Dunlop Pneus pisa fundo no Brasil

COLUNAS

jaques wagner

Giro das 21h: O dia em que as bases políticas e familiares racharam no País

Ferro verde, energia e mineração reposicionam a indústria da Bahia

Ferro verde, energia e mineração reposicionam a indústria da Bahia

PM

Giro das 21h: Bahia abre concurso com 3,3 mil vagas para PM e Bombeiros

Jaques Wagner

Giro das 21h: Operação contra Wagner dita o ritmo de uma quinta-feira tensa

+VISTAS EM 24 hORAS

  • natville

    Natville investe R$ 700 milhões e expande operações na Bahia e Alagoas

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Atlântica investe R$10 milhões e amplia aposta no mercado de hotelaria

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Equinor promove troca de comando no Brasil

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • BNB alcança quase R$1 bilhão em investimentos na pecuária baiana

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Referência em asfaltos e lubrificantes, Lubnor chega aos 60 anos de operação

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Azul recebe a primeira de 5 aeronaves Airbus A330

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Quem somos
  • Fale com a gente
  • Anuncie conosco
  • Política de privacidade
redacao@industrianews.com.br

© 2022 Indústria News

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Análises
  • Atualidades
  • Bebidas & Alimentos
  • Beleza & Higiene Pessoal
  • Calçados & Têxtil
  • Construção
  • Giro das 21h
  • Indústria em Foco
  • Leitura Rápida
  • Memória da Indústria
  • Metalurgia & Siderurgia
  • Mineração
  • O Lado B dos Destinos
  • Papel & Celulose
  • Petróleo, Gás & Biocombustível
  • Radar da Indústria
  • Radar de Oportunidades
  • Química & Petroquímica
  • Turismo & Aviação
  • Veículos & Pneus
  • Webinar da Indústria

© 2022 Indústria News

Utilizamos cookies. Ao continuar navegando no site você concorda com estas condições. Confira nossa Política de Privacidade e Uso de Cookies.