O Grupo Cemig, por meio da Gasmig, assinou nesta quinta-feira (25/6) contrato de fornecimento de biometano com a GeoMit, joint venture formada pela japonesa Mitsui e pela brasileira Geo bio gas&carbon, em parceria com a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA). O acordo viabiliza a implantação de uma planta com capacidade de produção de 50 mil metros cúbicos diários em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e marca a entrada de um dos maiores grupos globais de investimentos no mercado mineiro de gás renovável.
O contrato é o primeiro desdobramento da maior chamada pública de biometano da história da Gasmig e integra a estratégia do Grupo Cemig de transformar Minas Gerais em uma referência nacional na produção e distribuição de combustíveis renováveis.
A nova planta utilizará subprodutos do processo produtivo de açúcar e etanol da CMAA para a geração de biometano, combustível de baixo carbono produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos. A operação comercial está prevista para começar em maio de 2028.
Para conectar a produção à sua rede de distribuição, a Gasmig prevê investimentos de aproximadamente R$1 bilhão em infraestrutura. O projeto contempla cerca de 400 quilômetros de redes isoladas e interligações, ampliando a oferta de gás renovável para clientes industriais que atualmente utilizam combustíveis fósseis, como diesel, óleo combustível e GLP.
Marco
Segundo o presidente da Cemig, Alexandre Ramos, a parceria representa um marco para a transição energética no estado.
“Esse contrato demonstra que Minas Gerais tem o ambiente regulatório, a matéria-prima e a capacidade de atrair investimento global para se tornar referência nacional em biometano. O Grupo Cemig está construindo as bases para transformar esse potencial em desenvolvimento econômico, geração de empregos e descarbonização da matriz energética”, afirma.
Para o presidente da Gasmig, Gustavo De Marchi, Minas Gerais reúne as condições necessárias para se consolidar como um dos principais polos de produção de biometano do país. “O papel da Gasmig é criar um ambiente de negócios que estimule investimentos, amplie a oferta de energia renovável e gere desenvolvimento sustentável para o estado. Vamos construir a infraestrutura que vai permitir ao agronegócio mineiro se transformar em uma potência energética sustentável”, destaca De Marchi.
Expansão do mercado
O volume contratado pela Gasmig na unidade de Uberaba corresponde a aproximadamente 20% da demanda de biometano projetada pela companhia para a região. O empreendimento integra a estratégia da distribuidora de contratar até 250 mil metros cúbicos diários do combustível renovável nos próximos anos, diversificando seu portfólio energético e ampliando a participação de fontes de baixo carbono em sua rede.
O projeto também está alinhado à Lei do Combustível do Futuro, que amplia a participação do biometano na matriz energética brasileira e estabelece metas para sua utilização pelos agentes do setor. Ao antecipar esse movimento, a Gasmig busca criar as condições necessárias para o desenvolvimento do mercado mineiro de gás renovável.
Além dos benefícios ambientais, o biometano contribui para o fortalecimento da economia circular ao aproveitar resíduos agroindustriais que antes não possuíam destinação energética. Em comparação ao diesel, o combustível pode reduzir em até 80% as emissões de gases de efeito estufa, ao mesmo tempo em que estimula novos investimentos e gera oportunidades de negócios no setor sucroenergético e no agronegócio mineiro.
Leia também: Natville investe R$ 700 milhões e expande operações na Bahia e Alagoas
















