Indústria News
  • Leitura Rápida
  • Mineração
  • Papel & Celulose
  • Petróleo, Gás & Biocombustível
  • Webinar da Indústria
  • Mais…
    • A Semana
    • Atualidades
    • Bebidas & Alimentos
    • Beleza & Higiene Pessoal
    • Calçados & Têxtil
    • Construção
    • IndústriaCast
    • Metalurgia & Siderurgia
    • Química & Petroquímica
    • Radar de Oportunidades
    • Turismo & Aviação
    • Veículos & Pneus
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Leitura Rápida
  • Mineração
  • Papel & Celulose
  • Petróleo, Gás & Biocombustível
  • Webinar da Indústria
  • Mais…
    • A Semana
    • Atualidades
    • Bebidas & Alimentos
    • Beleza & Higiene Pessoal
    • Calçados & Têxtil
    • Construção
    • IndústriaCast
    • Metalurgia & Siderurgia
    • Química & Petroquímica
    • Radar de Oportunidades
    • Turismo & Aviação
    • Veículos & Pneus
Sem resultado
Ver todos os resultados
Indústria News
Sem resultado
Ver todos os resultados
Piracanjuba

Piracanjuba completa 70 anos com portfólio diversificado e olhar no futuro

Responsável por lançar produtos inovadores, como o primeiro leite longa vida com tampa de rosca e o primeiro leite zero lactose do país, marca chega às sete décadas em ritmo de crescimento, a exemplo da recente aquisição de uma unidade fabril no Nordeste, obras aceleradas de fábrica no Paraná, além de novos itens no portfólio

IndústriaNews por IndústriaNews
28/07/2025
em Bebidas & Alimentos
Tempo de Leitura: 5 minutos
A A
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no LinkedinCompartilhar no WhatsappCompartilhar no Telegram

A Piracanjuba completa 70 anos nesta segunda-feira (28/7), com a chancela de marca inovadora e em plena fase de expansão, evidenciada por lançamentos, aquisição de unidade fabril no Nordeste e ritmo acelerado das obras de uma das maiores fábricas de queijo do país, no Paraná. Nascida no interior de Goiás com um único produto, a manteiga, a companhia se consolidou como uma das marcas mais importantes do setor alimentício brasileiro, reunindo mais de 200 itens no portfólio, e tem previsão de fechar 2025 com um faturamento próximo a R$12 bilhões.

“Desde os fundadores, a companhia sempre priorizou a qualidade e a responsabilidade em tudo que faz. Só produzimos o que podemos levar para a nossa família consumir. É com esse compromisso que projetamos um futuro de ainda mais sucesso”, destaca o presidente do Grupo Piracanjuba, Luiz Claudio Lorenzo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ramax-Group

Ramax-Group amplia capacidade para atender retomada de Israel

Alimentos

Cúpula do Alimento encerra etapa na Bahia

Foi a partir da Piracanjuba que a empresa de laticínios de origem familiar, fundada em cidade homônima, começou a ser conhecida em todo o Brasil, especialmente a partir do pioneirismo no setor lácteo. Sob o comando, desde 1985, dos irmãos Marcos e Cesar Helou, a marca foi a primeira a lançar o leite longa vida com tampa de rosca (2008) no país. Também de maneira inédita apresentou ao mercado nacional o leite longa vida zero lactose (2012) e o leite A2 de caixinha (2022).

“Hoje, são centenas de produtos, para os mais diversos públicos, que aliam indulgência ao bem-estar e que se fazem presentes no dia a dia dos brasileiros nos mais diversos momentos, entregando do essencial ao inesperado”, informa o presidente.

Segundo a pesquisa Kantar (Ranking Brand Footprint) divulgada em 2025, a Piracanjuba é a sétima marca mais escolhida pelos lares no Brasil. A maior diversificação de produtos e a ampliação da presença nos principais centros consumidores, no entanto, ocorreu de forma mais acelerada a partir da última década. Para se ter uma ideia, é de 2014 a primeira campanha publicitária de exibição nacional, com o soletrar e dedilhado de PI RA CAN JU BA, que se tornou referência.

Entre outras ações da marca que ganharam repercussão nacional estão o patrocínio das transmissões dos Jogos Olímpicos Paris 2024 na TV Globo e o lançamento da campanha Desaparecidos, em outubro do ano passado. A iniciativa em parceria com a Associação Mães da Sé utiliza inteligência artificial aliada à expertise de um artista digital para recriar imagens de pessoas desaparecidas, mostrando como estariam hoje, e reproduzi-las nas caixas de leite. Em junho, a campanha conquistou o Leão de Bronze na categoria Creative Data no Cannes Lions – o maior festival internacional de criatividade do mundo, realizado em Cannes, na França.

“Projetos como esses exemplificam a relação de proximidade da Piracanjuba com as famílias brasileiras. Para nós, a qualidade é inegociável e esse valor passa pelo compromisso de fazer o melhor para as pessoas e para o mundo. É com esse olhar que procuramos evoluir para cuidar de cada geração, considerando as mais diversas demandas e necessidades”, pontua Luiz Claudio.

Neste ano em que comemora sete décadas, a Piracanjuba apresenta ao mercado uma série de novidades, entre elas, produtos que ampliam a conexão com o público jovem, a exemplo da linha Piracanjuba Zquad, com três versões: Berry Beat, Choco Loud e Vita Hit, e as bebidas lançadas por meio de collab com a Milky Moo: Pandora, Mimosa e Chicletin. Também como parte desse rejuvenescimento, apoiará, por meio da marca de bebidas proteicas Piracanjuba ProForce, o The Town 2025, maior festival de música, cultura e arte de São Paulo.

Evolução do portfólio e marcas

Inicialmente formado exclusivamente por produtos Piracanjuba, nos últimos 11 anos o portfólio da empresa ganhou novas marcas, como LeitBom e as licenciadas Almond Breeze (bebidas à base de amêndoas), Ninho e Molico (leite longa vida).

Em 2024, após apresentar sua nova estrutura de governança, com a criação do cargo de presidente, a companhia adotou Grupo Piracanjuba como marca corporativa. No mesmo ano, ampliou a atuação para além do lácteos, com a aquisição da Emana, marca de suplementos voltados para nutrição e bem-estar.

Em ritmo de crescimento, em maio deste ano, o Grupo anunciou a aquisição da primeira fábrica no Nordeste. Localizada no município de Nossa Senhora da Glória, em Sergipe, a mais nova unidade tem foco na produção de queijos e derivados.

Atualmente, são oito fábricas e 16 Postos de Resfriamento de Leite em operação, distribuídos em oito estados brasileiros, no Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país. A nona unidade fabril, em São Jorge D’Oeste (PR), iniciará a produção de queijos até o fim deste ano, sendo uma das maiores do país no segmento, com capacidade instalada de produção de até 39,4 mil toneladas ao ano de muçarela.

A unidade também terá capacidade para produzir até 7,9 mil toneladas anuais de manteiga; além de 6 mil toneladas ao ano de whey protein (concentrados e isolados proteicos) e 14,8 mil toneladas anuais de lactose em pó, contribuindo com o aumento da produção nacional desses itens.

“Esse será mais um dos marcos de inovação da companhia. A ideia é participar de forma crescente de toda a jornada de consumo, atendendo as mais diversas necessidades das pessoas, em suas diferentes fases de vida”, explica o presidente.

Luiz Claudio acrescenta que é a partir dessa perspectiva que o trabalho do Grupo continua, com o foco de evoluir para cuidar de cada geração. “É com a credibilidade alcançada até aqui, o empenho dos nossos mais de 4 mil colaboradores e a construção de vínculos com as pessoas baseados em respeito, cuidado e transparência, que nos sentimos prontos para criar o futuro da alimentação todos os dias. Que venham as próximas décadas de crescimento, sempre contribuindo para transformar o viver em viver bem”, finaliza.

Destaques das últimas 7 décadas

  • 1955: criação da marca com o 1º produto, a manteiga de leite em lata
  • 2008: lança o 1º leite longa vida em embalagem com tampa de rosca do Brasil
  • 2012: lançamento do 1º leite longa vida zero lactose do país
  • 2014: aquisição da marca LeitBom
  • 2018: parceria com a Blue Diamond para produção e comercialização da marca Almond Breeze (bebidas à base de amêndoas)
  • 2019: parceria com a Nestlé para produção e distribuição nacional dos leites líquidos longa vida Ninho e Molico
  • 2020: aquisição de unidades fabris em Araraquara (SP), Carazinho (RS) e Três Rios (RJ), pertencentes à Nestlé
  • 2021: entrada no segmento de nutrição infantil, com a linha Piracanjuba excellence
  • 2022: lançamento do 1º leite A2 de caixinha no Brasil
  • 2024: adoção de nova estrutura de governança, criação da marca corporativa Grupo Piracanjuba, aquisição da Emana, lançamento da campanha Desaparecidos
  • 2025: aquisição da 1ª fábrica no Nordeste, em Nossa Senhora da Glória (SE), lançamento da Promoção 70 anos Piracanjuba – Vem pra festa, vem!, com sorteio final de R$ 700 mil.

Raio-x

  • + de 200 produtos no portfólio
  • + de 4 mil colaboradores
  • 8 unidades fabris em operação: Bela Vista de Goiás (GO), Governador Valadares (MG), Maravilha (SC), Sulina (PR), Araraquara (SP), Três Rios (RJ), Carazinho (RS) e Nossa Senhora da Glória (SE). A nona fábrica, em São Jorge D’Oeste (PR), está prevista para ser inaugurada ainda este ano.
  • 16 postos de recepção de leite
  • capacidade de processamento de até 6 milhões de litros de leite por dia

Leia também: Etanol de milho ganha força e já representa 20% da produção no Brasil

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo.

Cadastre-se para receber nosso conteúdo em seu e-mail todos os dias.

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Tags: laticíniosPiracanjubaqueijoSergipe
Artigo Anterior

Itaipu e Receita Federal fazem contrabando virar energia limpa

Próximo Artigo

Juros altos lideram problemas da construção no segundo trimestre

IndústriaNews

IndústriaNews

O portal Indústria News tem como foco principal a cobertura dos fatos relacionados à indústria da Bahia

Próximo Artigo
Trabalhador da construção civil

Juros altos lideram problemas da construção no segundo trimestre

SEJA Pro + Emprego

Seja Pro + Emprego tem 3 mil vagas de qualificação gratuita com bolsa auxílio

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

JBS

JBS transforma resto de couro em fertilizante

Brava

Brava Energia bate recorde de receita e produção no 3º trimestre

ciclone

Tornado causa destruição, deixa 6 mortos e 400 feridos no Paraná

Petrobras

Uma nova plataforma invisível: eficiência turbina lucro da Petrobras

WEBINAR DA INDÚSTRIA

Nelson Romano

Nelson Romano: a engenharia como missão e a defesa da exploração da Margem Equatorial

Intermarine

Conheça a Intermarine, líder e referência em luxo sobre as águas

INDÚSTRIA CAST

Energia solar em alta: Bahia é destaque nacional na geração centralizada

Energia solar em alta: Bahia é destaque nacional na geração centralizada

Adary Oliveira

Assista ao primeiro episódio da terceira temporada do IndústriaCast

+VISTAS EM 24 hORAS

  • CNI

    CNI entrega ao governo propostas para subsidiar a negociação com os EUA

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tornado causa destruição, deixa 6 mortos e 400 feridos no Paraná

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Uma nova plataforma invisível: eficiência turbina lucro da Petrobras

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Petrobras e Ufba avançam juntas em projeto de captura de carbono

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Da Bahia à elite da Petrobras: a trajetória da Chescoved que virou exemplo nacional

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Veracel anuncia Alexandre Lanna como novo CEO; Caio Zanardo segue para a Suzano

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Quem somos
  • Fale com a gente
  • Anuncie conosco
  • Política de privacidade
redacao@industrianews.com.br

© 2022 Indústria News

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • A Semana
  • Atualidades
  • IndústriaCast
  • Bebidas & Alimentos
  • Beleza & Higiene Pessoal
  • Calçados & Têxtil
  • Construção
  • Metalurgia & Siderurgia
  • Mineração
  • Papel & Celulose
  • Petróleo, Gás & Biocombustível
  • Química & Petroquímica
  • Turismo & Aviação
  • Veículos & Pneus
  • Webinar da Indústria

© 2022 Indústria News

Utilizamos cookies. Ao continuar navegando no site você concorda com estas condições. Confira nossa Política de Privacidade e Uso de Cookies.