A Unipac anuncia a ampliação da capacidade de sua operação in house na sede da Alimentos Wilson, em Regente Feijó (SP). O investimento, que praticamente dobrou a capacidade instalada, celebra os 25 anos da parceria entre as duas empresas e reforça a presença da Unipac como fornecedora exclusiva de embalagens rígidas para a Alimentos Wilson.
Com a implantação de mais uma máquina sopradora, a capacidade instalada da operação praticamente dobrou: passou de 3,5 milhões para 5 milhões de embalagens plásticas por ano, acompanhando o ritmo de crescimento da Alimentos Wilson. A tecnologia instalada permite ainda a produção de novos formatos: além das embalagens de 3,2 litros, a unidade passou a fabricar também a de 5 litros, ampliando o portfólio de produtos oferecidos.
Com essa expansão, a Unipac torna-se fornecedora exclusiva dos itens de embalagens rígidas em Pead (polietileno de alta densidade) utilizados pela Alimentos Wilson. A ampliação também gerou novas oportunidades de emprego na operação, reforçando o impacto positivo do projeto na economia local.
“O objetivo foi acompanhar o crescimento do nosso cliente de forma estruturada, garantindo flexibilidade, qualidade e atendimento integral às suas necessidades”, explica Mauro Fernandes, diretor Comercial da Unipac. “Essa conquista simboliza a confiança mútua construída ao longo de 25 anos de parceria”, completa.
“Diversos fatores representam o sucesso desse projeto, principalmente como ele foi desenhado em conjunto desde o início e a interação existente entre as empresas e suas equipes, sempre trabalhando de forma colaborativa nos processos de planejamento de produção. Em um mercado desafiador e em constante crescimento, o grande diferencial é a busca pelos melhores resultados, trazendo benefícios para ambas as partes e entregando a melhor solução para o consumidor, comenta Carlos Giunquetti, Diretor Geral da Alimentos Wilson.”
Pioneirismo e confiança
O relacionamento entre Unipac e Alimentos Wilson teve início em 1999, a partir de um acordo firmado pelos então presidentes das empresas, Jiro Nishimura e Domingos Hirota. À época, o projeto implantado foi um dos primeiros modelos in house da Unipac, consistindo na instalação de uma fábrica de embalagens plásticas dentro da unidade da Alimentos Wilson.
Mais do que uma estratégia logística, a parceria se consolidou como um exemplo de integração cultural e operacional. Ambas as empresas compartilham valores de origem japonesa, como ética, respeito, excelência e busca constante pela inovação. Essa afinidade cultural é visível em diversos detalhes, como o quadro instalado no espaço de convivência da Alimentos Wilson, que exibe a frase do fundador da Unipac, Shunji Nishimura: “Ninguém cresce sozinho”.
A sinergia entre as equipes e a disposição para o trabalho conjunto foram fatores decisivos para o sucesso da operação. “Não é apenas uma máquina instalada: é a presença da cultura Unipac dentro da Alimentos Wilson, garantindo a adaptação, a flexibilidade e a excelência nos resultados”, destaca Mauro.
Leia também: Enel pisa no freio e acende alerta