A Casa dos Ventos, referência no mercado de renováveis e protagonista da transição energética do Brasil e a Indovinya, divisão do grupo Indorama Ventures, líder em tensoativos e especialidades químicas, assinaram um contrato de fornecimento de energia renovável pelo período de 15 anos.
A eletricidade será fornecida pela Casa dos Ventos por meio do Complexo Eólico Babilônia Sul, que possui capacidade instalada total de 360 MW e 80 aerogeradores. O empreendimento, localizado nos municípios de Morro do Chapéu e Várzea Nova, na Bahia, é capaz de evitar a emissão de aproximadamente 580 mil toneladas de CO2 por ano.
“O contrato terá um papel importante na descarbonização da indústria química brasileira e, além dos benefícios ambientais, a parceria de longo prazo também proporciona previsibilidade de custos e contribuirá para que a Indovinya avance em suas metas de sustentabilidade”, explica Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos.
A parceria da Indovinya com a Casa dos Ventos é um marco rumo a descarbonização das operações e reafirma o compromisso da companhia com a sustentabilidade. A empresa terá o equivalente a aproximadamente 50% da energia elétrica na América do Sul proveniente de fonte renovável.
Vale ressaltar que além das reduções iniciais estimadas, a implementação deste projeto é o primeiro passo para a viabilização da substituição de combustíveis fósseis utilizados na geração de vapor nas unidades industriais da Indovinya, o que potencializará a redução de emissões de gases de efeito estufa.
Sobre a Indorama Ventures
A Indorama Ventures, listada na Tailândia (ticker Bloomberg IVL.TB), é um dos principais produtores petroquímicos do mundo, com presença industrial global na Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico. O portfólio da empresa compreende PET Combinado, Fibras e Indovinya (anteriormente Óxidos e Derivados Integrados). Os produtos da Indorama Ventures atendem aos principais setores de indústrias de bens de consumo de alta rotatividade, como segmentos de bebidas, higiene, cuidados pessoais, além de pneus e segurança.
A Indorama Ventures tem cerca de 26.000 funcionários em todo o mundo e registrou receita de US$15,6 bilhões em 2023. A empresa está listada no Dow Jones Emerging Markets and World Sustainability Indices (DJSI).
Leia também: CBIC alerta para desafios em 2025 com projeção de crescimento de 2,3% na construção civil














