Para a Kraft Heinz, uma das maiores fabricantes de alimentos e bebidas do mundo, 2024 é um ano de olhar para o futuro. Em especial no México, um dos países foco para crescimento nos próximos 10 anos e considerado estratégico para o plano de expansão da companhia nos países da América Latina. A fim de liderar esse desafio, o brasileiro Thomas Zabala assume o compromisso como novo CFO do México.
Formado em Engenharia de Produção na Universidade de São Paulo (USP), Zabala começou sua carreira na Kraft Heinz em 2014, ainda como estagiário no Brasil e, desde então, ascendeu a importantes posições dentro da área de finanças, sendo seu anterior o cargo de CFO das operações de Caricam, atuando como responsável por mais de 30 países da Centro América e Caribe, baseado na Costa Rica.
Entusiasta das metodologias ágeis, Zabala assume o cargo de CFO do México com um olhar baseado em dados e promete avançar com a transformação focada na geração de valor sustentável no longo prazo dentro da sua nova unidade de negócios.
“Desenvolver ferramentas e estimular o pensamento de transformação digital entre as equipes é fundamental para agregar valor ao negócio de forma acelerada. Quero, daqui alguns anos, olhar para trás e ver que deixei um legado em um momento importante na expansão dos mercados emergentes da companhia”, pontua o novo CFO da companhia na região.
Em sua bagagem, o executivo traz uma ampla experiência que o ajudará a focar no crescimento do negócio apoiado pela automatização, simplificação e parceria por meio da centralização dos trackers comerciais. Segundo Zabala, obter, interpretar e transformar os dados em insights será essencial para a tomada de decisões referentes ao posicionamento do portfólio atual, desenvolvimento das inovações e a forma de chegar ao cliente final em todos os canais (do tradicional ao E-Commerce).
Com um estilo de gestão focado em pessoas, Zabala pretende influenciar a cultura Kraft Heinz com a ajuda de sua equipe, integrando os times do escritório administrativo na Cidade do México e da planta industrial em Guadalajara. Criando um ambiente de crescimento, cooperação e respeito entre diferentes áreas.
Desafios
“Um dos meus grandes desafios nos próximos anos está relacionado a criação de uma base sustentável de crescimento para o negócio. Ainda estou conhecendo o mercado mexicano e já senti que tenho uma oportunidade muito grande de entender, com a minha visão de fora, o que está sendo feito e replicar com boas praticas do que ajudei a executar nos ultimos anos. Por isso, minha motivação agora é focar no meu time, processos base e no digital para tirar do papel as estratégias desse meu novo país”, finaliza Zabala.
O desafio é grande, visto que depois do Brasil, a operação mexicana é a maior unidade operacional latino-americana da Kraft Heinz, com um papel estratégico para o fortalecimento da companhia nos países hispânicos. Atualmente, a companhia possui cerca de 700 colaboradores no país, sendo uma planta industrial em Guadalajara e escritório administrativo na Cidade do México.
Leia também: Produção de veículos aumenta 24,3% em fevereiro, diz Anfavea