Pioneiro na emissão de títulos sustentáveis na América Latina e no mercado brasileiro, o Grupo Boticário concluiu a captação do seu segundo Sustainability-Linked Bond (SLB) no valor de R$2 bilhões, em uma emissão coordenada pelo banco UBS BB e atestada via Second Party Opinion (SPO) pela ERM NINT, maior empresa de consultoria e avaliação ESG da América Latina. Nesta operação, o Grupo Boticário traz duas metas de desempenho sustentável. A primeira delas visa garantir que 100% dos produtos de marcas proprietárias sejam veganos até dezembro de 2026. A segunda está relacionada à utilização de pelo menos 80% da água de reuso gerada na fábrica de São José dos Pinhais (Paraná) até 2029.
Com essa captação, o Grupo Boticário se torna a primeira empresa de beleza do mundo a trazer a temática de produtos veganos para este tipo de operação. Pioneiro nessa agenda, o Grupo Boticário baniu testes em animais em 2000 e se tornou referência no setor ao desenvolver métodos alternativos para a avaliação de segurança e qualidade de produtos como a criação da pele 3D – desenvolvida em 2018 – para replicar células de pele humana em laboratório.
“A agenda sustentável associada ao mercado financeiro deve ser perene e conectada à ambição de longo prazo das companhias e do legado que elas querem deixar para o mundo. Foi dessa forma que inovamos em 2020, quando realizamos a primeira operação SLB no setor de beleza na América Latina e no mercado brasileiro”, afirma Marcelo Azevedo, CFO do Grupo Boticário. “Além de fortalecer a estratégia de longo prazo do Grupo, por meio desta emissão identificamos a oportunidade de trazer novas pautas relevantes para o mercado e, com isso, influenciar todo o setor”, conclui.
O Grupo Boticário inaugurou, em 2020, o mercado dos chamados Sustainability-linked bonds no Brasil ao emitir a primeira dívida SLB no valor de R$1 bilhão com juros ligados à medição de indicadores específicos de sustentabilidade. Na ocasião, a empresa se comprometeu a, até 2025, migrar para fontes renováveis todo o consumo de energia elétrica das fábricas e centros de distribuição, e a reciclar, reutilizar ou coprocessar 100% dos resíduos gerados nos processos produtivos.
Sobre Grupo Boticário
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em 50 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Vult, O.U.i, Dr. Jones, Tô.que.tô, Truss, e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe, e Pampers e sua divisão para o mercado B2B.
Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 18 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 83 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário.
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