Com previsão de ser inaugurada no segundo semestre deste ano, a nova unidade da Eternit – companhia focada no setor de materiais de construção e líder de mercado no segmento de coberturas – em Caucaia, Fortaleza, será uma fábrica modelo em sustentabilidade para produção de telhas de fibrocimento. Entre os principais diferenciais – a empresa investiu R$165 milhões na unidade – estão a instalação 2.160 telhas fotovoltaicas na cobertura, captação de águas pluviais e parcerias com órgãos ambientais e estaduais que viabilizaram a transferência de quase 300 animais silvestres para áreas próximas.
A empresa estima que o caminho verde para a construção da unidade tenha elevado em apenas 8% o custo total do projeto, valor que deve ser revertido em até cinco anos principalmente por meio da autossuficiência energética.
“A sustentabilidade é um valor fundamental para a Eternit e a nova fábrica reflete isso. Desde a sua concepção, a construção foi projetada para gerar o menor impacto possível para o meio ambiente. Estamos empenhados em ser referência em responsabilidade ambiental e social em todos os nossos projetos futuros”, afirma Luís Augusto Barbosa, presidente da Eternit.
O telhado do galpão de produção da unidade acaba de ser finalizado com as telhas fotovoltaicas de fibrocimento Eternit Solar, recém-lançadas no mercado brasileiro. que terão capacidade de gerar 41,2MWh/mês de energia limpa e renovável, o suficiente para abastecer 300 casas.
Tratamento de água
Além da energia solar, a fábrica contará com outras medidas sustentáveis, como tratamento de água bruta e captação de água de chuvas no galpão de produção. O galpão tem uma área de área 10.000 m², estação de tratamento de esgoto com reuso da água para jardinagem, máquina com circuito fechado e com tecnologia de reutilização de água, transformadores a seco, canalização das águas que provém de grandes chuvas e preservação da reserva ambiental.
Toda a água do galpão de produção será captada e utilizada no processo produtivo. A área de preservação ambiental de 9,30 hectares será mantida para preservar a fauna e flora locais, incluindo a preservação de canais de um córrego natural que passa nas extremidades do terreno.
“Reafirmamos nosso compromisso de conciliar desenvolvimento econômico com proteção ao meio ambiente”, complementa o presidente da companhia, que revela ter realocado quase 300 animais silvestres (entre eles cobras, aves tatus e raposas do mato) na fase de terraplanagem, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac).
As medidas foram inspiradas em normas técnicas, como a ISO 14001 e a certificação americana Leed de sustentabilidade. Outras características da construção também promoverão ainda melhores condições de trabalho, como um pé direito de 18 m, cinco acima do padrão, que promoverá maior conforto térmico aos funcionários.
Com a fábrica, a Eternit espera ampliar a pulverização de telhas no Norte e Nordeste. O projeto representará um ganho inicial de aproximadamente 10% em capacidade instalada, hoje em 85 mil toneladas/mês.
Leia também: JBS gera energia a partir de metano