A Constellation, líder de mercado no Brasil em serviços de perfuração offshore e onshore de petróleo e gás, investiu na instalação de painéis solares em sua base de operações em Rio das Ostras (RJ). A base situa-se na Zona Especial de Negócios (ZEN) e ocupa aproximadamente 59.000 m². Ao todo, as 662 placas solares têm potência instalada de 260 kWp, com pico de 364.1 kWp, e ocupam uma área de cerca de 1,7 mil m². O sistema entrou em operação este mês. A produção anual estimada é de 526 mil kWh.
A unidade deixará de emitir cerca de 35 toneladas de CO2e (compreende gases de efeito estufa) por ano com 100% da energia elétrica consumida sendo proveniente de fonte renovável. A iniciativa está atrelada às metas corporativas de ESG da Constellation que visam à redução de emissões de gases de efeito estufa nas bases e nas unidades operacionais offshore.
Entre os objetivos relacionados à agenda climática da companhia estão a redução de 20% no consumo de diesel (escopo 3) por KWh demandado e a neutralização de 100% das emissões de gases de efeito estufa dos escopos 1 e 2 até 2030. As medidas vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
“Esse novo ciclo de crescimento da indústria de óleo e gás, fundamental para sustentar a transição energética, exige que tenhamos um olhar ainda mais atento para a agenda ESG. Além da capacidade de entregar resultados, nossa missão é colaborar com um modelo produtivo com menos emissões de CO2, maior diversidade entre as equipes de trabalho e mitigação dos impactos socioambientais, sempre mantendo os mais altos padrões de segurança e de qualidade”, ressalta Rodrigo Ribeiro, CEO da Constellation.
Shop Solar
Para a condução desse projeto, a Constellation optou por trabalhar com a empresa Shop Solar, de Rio das Ostras (RJ), com mão de obra regional, em linha com a visão estratégica da Constellation de gerar impacto positivo para as comunidades locais.
Leia também: Braskem lança novas soluções de PVC reciclado