Empenhada em oferecer soluções que promovam a economia circular na indústria, a Braskem lança duas novas soluções em PVC, produzidas a partir de matéria-prima reciclada. Os dois novos compostos integram o portfólio Wenew, ecossistema de circularidade da Braskem.
Um destes produtos é o composto de PVC reciclado feito com parte da própria embalagem big bag da Braskem utilizada para o transporte de resina PVC, em um lançamento pioneiro no país. Após serem utilizados continuamente por cerca de seis anos, ao chegarem ao final de sua vida útil, os capuzes dos bags são reciclados e voltam a integrar o ciclo produtivo na forma de novos capuzes. Para a produção desse novo capuz estão disponíveis cerca de 100 toneladas de material reciclável por ano, sendo possível produzir cerca de 55 mil unidades de capuz de big bag nesse período.
O capuz produzido com o composto reciclado é utilizado nas plantas da Braskem na Bahia e Alagoas. Hoje, existem 11 mil unidades de capuzes prontos, já em utilização pelos clientes da Braskem, e a previsão é expandir ainda mais o volume de reciclagem com desenvolvimento de novos materiais de PVC reciclado. O composto flexível também está disponível para a utilização em outras aplicações como calçados, laminados, mangueiras, etc.
Já a outra solução é um composto de PVC reciclado a ser utilizado na transformação de produtos rígidos. Com expectativa de produção de até 100 toneladas do composto por mês, o produto pode ser aplicado no segmento de construção civil para a produção de itens como eletroduto liso, telhas, pisos LVT etc.
Sustentabilidade
“Ampliar o portfólio de produtos com matéria-prima reciclada é um dos compromissos da Braskem que impulsionam a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva, contribuindo para impulsionar o cumprimento dos desafios e das metas de circularidade”, destaca Almir Cotias Filho, diretor de Vinílicos da Braskem.
A companhia tem a meta de incluir 300 mil toneladas de produtos com conteúdo reciclado em seu portfólio até 2025 e 1 milhão de toneladas destes produtos até 2030, bem como de evitar que 1,5 milhão de resíduos plásticos sejam enviados para incineração, aterros ou descartados indevidamente no meio ambiente até o mesmo ano.
Leia também: Gerdau investe R$3,2 bi em plataforma de mineração sustentável em Minas