Indústria News
quarta-feira, 21/05/2025
  • A Semana
  • IndústriaCast
  • Construção
  • Mineração
  • Papel & Celulose
  • Petróleo, Gás & Biocombustível
  • Mais…
    • Atualidades
    • Bebidas & Alimentos
    • Beleza & Higiene Pessoal
    • Calçados & Têxtil
    • Metalurgia & Siderurgia
    • Química & Petroquímica
    • Turismo & Aviação
    • Veículos & Pneus
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • A Semana
  • IndústriaCast
  • Construção
  • Mineração
  • Papel & Celulose
  • Petróleo, Gás & Biocombustível
  • Mais…
    • Atualidades
    • Bebidas & Alimentos
    • Beleza & Higiene Pessoal
    • Calçados & Têxtil
    • Metalurgia & Siderurgia
    • Química & Petroquímica
    • Turismo & Aviação
    • Veículos & Pneus
Sem resultado
Ver todos os resultados
Indústria News
Sem resultado
Ver todos os resultados
Capa Beleza & Higiene Pessoal
Unidade da Kimberly-Clark em Camaçari

Unidade da Kimberly-Clark em Camaçari: empresa criou programa para aumentar o número de mulheres em cargos de liderança em áreas operacionais e de distribuição

Kimberly-Clark amplia participação de mulheres em cargos de liderança

Em Camaçari, a empresa já conta com 45% de líderes mulheres e preencheu 62% das novas posições de liderança com profissionais desse gênero

Redação por Redação
11/05/2023
em Beleza & Higiene Pessoal
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no LinkedinCompartilhar no WhatsappCompartilhar no Telegram

A  Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de cuidados pessoais e bem-estar, estabeleceu, enquanto objetivo global, conquistar a paridade de gênero entre seus talentos até 2031. No Brasil, a companhia investiu na contratação e promoção de mulheres em suas equipes operacionais e de distribuição, alcançando 20% de líderes desse gênero nessas áreas até o final de 2022. O plano é chegar em 50% de profissionais do sexo feminino nas fábricas e centros de distribuição até 2031.

Como parte dessa jornada, a Kimberly-Clark identificou uma oportunidade de aumentar o número de líderes mulheres nas plantas de Mogi das Cruzes, Suzano e Camaçari. A companhia desenvolveu um projeto para otimização de seu processo operacional, o que possibilitou atualização do escopo de trabalho e criação de novas posições. A ação reforçou seu propósito de cuidado e o compromisso com o desenvolvimento profissional de seus colaboradores, sobretudo as mulheres, já que, com as movimentações, as lideranças podem gerir suas equipes de forma mais consistente e próxima, uma decisão que está garantindo mais eficiência.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Unilever

Unilever dá exemplo em sustentabilidade e recicla mais plástico do que produz

Natura

Consultoras da Natura e Avon entram na era da energia renovável

Atualmente, na fábrica de Camaçari, onde o projeto nasceu, 45% das posições de liderança são femininas, além disso 62% dos novos cargos de gestão foram ocupados por mulheres. Somente na área de distribuição, especificamente, 67% das novas posições de liderança são ocupadas por mulheres. A unidade também conta com uma representatividade feminina elevada na operação de máquinas nas linhas de paletização (70%), absorventes (48%) e fraldas pants (44%).

“Sem dúvida a nossa jornada de Inclusão e Diversidade, em especial quando falamos em equidade de gênero, é muito forte. Por isso, novos projetos, como esse, que impactaria em um novo desenho de estrutura, acabou gerando uma oportunidade de acelerarmos nossa agenda de equidade de gênero. Construir uma companhia mais diversa é uma prioridade para nós aqui na Kimberly-Clark e esse pensamento permeia todas as nossas ações”, comenta Felipe Balbino, diretor de Recursos Humanos da Kimberly-Clark no Brasil.

Treinamentos

Para viabilizar o sucesso e oferecer segurança para novos líderes, a Kimberly-Clark garantiu treinamentos para que os colaboradores promovidos estivessem preparados para esse novo papel. O programa focado em primeiras lideranças auxilia essas profissionais a ganharem confiança e a se desenvolverem nessas posições, oferecendo capacitações que visam ampliar o conhecimento e a aguçar vigilância a respeito de questões táticas e de segurança, priorizando menos horas extras e maior cuidado com os colaboradores.

A Kimberly-Clark conta, ainda, com programas de mentoria, possibilitando que as novas líderes tirem suas dúvidas e discutam as dificuldades que naturalmente surgem no processo de imersão e adaptação.

A colaboradora Elaine Silva, que está na Kimberly-Clark há 10 anos, já foi promovida cinco vezes. Hoje ela é supervisora de manutenção na unidade de Camaçari e lidera uma equipe de 17 pessoas. Elaine participou do programa de formação, e ainda conseguiu a bolsa de engenharia oferecida pela companhia.

“A busca constante pelo conhecimento nas áreas de atuação é muito importante para alcançar posições de liderança. Estar em uma empresa, como a Kimberly-Clark, que investe em nosso desenvolvimento, foi fundamental para o meu crescimento. Foi muito gratificante entender como alguns processos, com o olhar mais voltado a gestão de pessoas, funcionam na íntegra. Acredito que estar aberta a mudanças, buscar conhecimento, encarar novos desafios, e ter um bom relacionamento são ações que podem contribuir bastante para o crescimento profissional e pessoal”, comenta a supervisora.

Equidade de gênero

A Kimberly-Clark investe em conscientização e treinamentos voltados à equidade de gênero, além de adotar políticas concretas de contratação, que aumentam a representatividade feminina no quadro de colaboradores, e de promoção, com critérios que protejam a proporção de candidatos. Um exemplo é o programa global “Ela pode”, que tem como objetivo fomentar, promover e acompanhar o desenvolvimento profissional e o networking das mulheres na América Latina. Mais de 350 mulheres participam do programa, que inclui mentoria, autoavaliações, discussões em grupo e workshops.

Para fortalecer e desenvolver cada um dos pilares de diversidade e inclusão, a companhia busca parceiros que contribuem para evolução e ampliação dos temas internamente. No caso de gênero, desde 2012, é parceira da ONU Mulheres, e em 2016 se juntou à plataforma Movimento Mulher 360.

Como resultado de todo esse trabalho, em 2022, 66% das contratações e 58% das promoções para cargos de liderança foram de mulheres. No quadro geral da companhia, 42,5% das posições de liderança são ocupadas por elas. A Kimberly-Clark também leva em consideração o aumento de contratadas para os cargos de entrada na companhia: mais de 80% das contratações dos estagiários de graduação selecionados no último programa são mulheres.

Sobre a Kimberly-Clark 

A Kimberly-Clark – multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal – e suas marcas são uma parte indispensável da vida de pessoas em mais de 175 países.  O portfólio da marca, que  inclui Huggies, Kleenex, Scott, Intimus, Neve, Plenitud e WypAll,  mantém o primeiro ou segundo lugar em vendas em 80 países. A Kimberly-Clark conta com práticas sustentáveis que apoiam um planeta saudável, constroem comunidades mais fortes e garantem que a empresa prospere nas próximas décadas.


Leia também: White Martins e Eneva firmam parceria em complexo solar na Bahia

Oh, olá 👋 Prazer em conhecê-lo.

Cadastre-se para receber nosso conteúdo em seu e-mail todos os dias.

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Tags: CamaçariHuggiesKimberly-ClarkMogi das Cruzes
Artigo Anterior

Votorantim Cimentos reverte prejuízo e lucra R$ 78 milhões no 1º trimestre

Próximo Artigo

Receita da CMPC chega a US$2,129 bi

Redação

Redação

O portal Indústria News tem como foco principal a cobertura dos fatos relacionados à indústria da Bahia

Próximo Artigo
Unidade da CMPC

Receita da CMPC chega a US$2,129 bi

Indústria debate incentivos na Fieb

Indústria e poder público debatem projeto que prorroga incentivos fiscais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alessandro Cunha

Aviva projeta faturamento de R$1,7 bilhão e anuncia expansão até 2028

Gustavo Hooper

Prio quer ampliar atuação na Ásia

Em busca da circularidade perfeita

Em busca da circularidade perfeita

Maurício Harger

Maurício Harger assume presidência do Movimento Construção Saudável

INDÚSTRIA CAST

Adary Oliveira

Assista ao primeiro episódio da terceira temporada do IndústriaCast

Ari Medeiros, da Veracel, compartilha a trajetória de sucesso da empresa

Ari Medeiros, da Veracel, compartilha a trajetória de sucesso da empresa

+VISTAS EM 24 hORAS

  • Mateus

    Veja quanto o Grupo Mateus vai desembolsar por área na Avenida ACM

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Prio quer ampliar atuação na Ásia

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tramontina amplia atuação e entra no setor de energia solar

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Painel solar garante 20% da energia da Bracell e impulsiona sustentabilidade

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Maurício Harger assume presidência do Movimento Construção Saudável

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Aviva projeta faturamento de R$1,7 bilhão e anuncia expansão até 2028

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Quem somos
  • Fale com a gente
  • Anuncie conosco
  • Política de privacidade
redacao@industrianews.com.br

© 2022 Indústria News

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Capa
  • A Semana
  • Atualidades
  • Bebidas & Alimentos
  • Beleza & Higiene Pessoal
  • Calçados & Têxtil
  • Construção
  • Metalurgia & Siderurgia
  • Mineração
  • Papel & Celulose
  • Petróleo, Gás & Biocombustível
  • Química & Petroquímica
  • Turismo & Aviação
  • Veículos & Pneus

© 2022 Indústria News

Utilizamos cookies. Ao continuar navegando no site você concorda com estas condições. Confira nossa Política de Privacidade e Uso de Cookies.