A FS, uma das principais produtoras de etanol e nutrição animal do Brasil, expande seus negócios com o início da operação de sua terceira indústria, também em Mato Grosso, no município de Primavera do Leste. Foram investidos R$1,9 bilhão na nova fábrica, que durante as obras gerou cerca de 8 mil empregos indiretos, além de 205 empregos diretos para o início das operações.
A capacidade total de produção da unidade por ano é de 585 milhões de litros de etanol e 570 mil toneladas de DDGs (Dried Distillers Grains, grãos secos de destilaria). A redução de investimento com relação ao provisionado – R$2,3 bilhões – foi fruto de otimização de custos e ainda houve ganho com a antecipação do início de operação, que estava previsto para julho deste ano.
“Inicialmente prevista para o final desse semestre, conseguimos trabalhar de forma eficiente e antecipar o início das operações”, afirma o CEO da FS, Rafael Abud. O executivo ainda complementa: “Primavera do Leste é uma região muito importante para a FS devido à grande oferta de milho e sua localização estratégica para distribuição dos nossos produtos”.
A FS possui outras duas unidades industriais em Mato Grosso, nos municípios de Lucas do Rio Verde e Sorriso, que juntas somam 1,5 bilhão de capacidade produtiva de litros de etanol por ano. Com a entrada em operação da unidade de Primavera do Leste, a empresa se torna uma das quatro maiores produtoras de etanol do Brasil, alcançando capacidade produtiva de mais de 2 bilhões de litros de etanol/ano.
O plano de expansão contempla a abertura de mais unidades industriais no estado de Mato Grosso, com o objetivo de atingir capacidade produtiva de 5 bilhões de litros de etanol por ano, até 2026.
Capacidade produtiva da unidade de Primavera do Leste
- 1,3 milhão de toneladas de milho
- 585 milhões de litros de etanol
- 18 mil toneladas de óleo de milho
- 570 mil toneladas de DDGs
- 191 megawatts de energia elétrica
Sobre a FS
A FS é a primeira indústria de etanol do Brasil que utiliza milho em 100% da produção. Hoje, com três unidades, em Lucas do Rio Verde, Sorriso e Primavera do Leste, todas no estado de Mato Grosso, a empresa tem capacidade para produzir cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano. Além disso, conta com tecnologia de ponta para a fabricação de produtos para nutrição animal, conhecidos pela sigla DDG (Dried Distillers Grains), óleo de milho e bioeletricidade. A companhia está em processo de expansão que visa a atingir capacidade produtiva de 5 bilhões de litros de etanol por ano, até 2026.
A FS prioriza a sustentabilidade e nela investe constantemente, com o objetivo de consolidar a agenda de desenvolvimento sustentável e fortalecer seus compromissos de longo prazo com a sociedade. A empresa desenvolve um conjunto de ações em torno de seis compromissos de longo prazo (até 2030), criados em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Acordo de Paris.
Uma dessas ações estuda a implementação do sistema BECCS – Bioenergy with carbon capture and storage (Bioenergia com captura e estocagem de carbono), que pode torná-la uma das cinco empresas do mundo e a primeira do RenovaBio a utilizar BECCS, e fazer ainda com que alcance pegada negativa de carbono.
Leia também: Construção civil tem inflação de 0,40% em maio, mostra a FGV