A Lacta está atuando para o desenvolvimento das mulheres das comunidades cacaueiras, por meio da capacitação em empreendedorismo feminino. O curso será desenvolvido no âmbito do Cocoa Life, programa global da Mondelēz International para a sustentabilidade do cacau. A iniciativa é fruto de parceria com o Senar Bahia (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que tem no portfólio a capacitação “Mulheres em Campo”, destinado a produtoras e esposas e filhas de produtores que queiram empreender no campo.
“As mulheres exercem um papel preponderante no cultivo do cacau e merecem reconhecimento e apoio. Ao ampliar o acesso delas a cursos e ações específicas, promovendo a capacitação e o empoderamento, asseguramos o cultivo do nosso bem mais precioso: o cacau. Além disso, essas mulheres deixam um importante legado na comunidade cacaueira, fortalecendo laços e a economia familiar”, afirma Fabiola Menezes, diretora de Marketing de Chocolates da Mondelēz Brasil.
O curso visa a ampliar o protagonismo feminino na administração de empresas rurais, desenvolvendo competências específicas para gestão e empreendedorismo. Na programação, haverá conteúdo voltado para a descoberta das habilidades de cada participante, análise dos potenciais de suas propriedades, planejamento e desenvolvimento de negócios.
A programação é dinâmica, envolvendo atividades individuais e em grupo, por meio de estudos de casos práticos, o que torna o aprendizado efetivo e interessante. Ao fim, as mulheres saem com importante bagagem para superar desafios pessoais e profissionais, e conhecimento específico para impulsionar seus negócios”, declara Daniela Lago, gerente de Educação e Promoção Social do Senar Bahia.
A Lacta vai providenciar o transporte da zona rural até o centro de treinamento do Senar, em Gandu-BA, onde as aulas vão acontecer a partir da segunda semana de maio. Serão cinco encontros semanais de 8h, cada. Podem participar mulheres da comunidade ligadas à cultura do cacau, mesmo que suas famílias não estejam inscritas no Cocoa Life.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de abril, diretamente no Centro de Capacitação Regional do Senar em Gandu (Pq. São Serafim, s/n, Centro), ou pelo telefone (71) 9 9704-0237
Homenagem aos cacaueiros
Durante a primeira semana de abril, a Lacta fez uma homenagem às famílias cacaueiras da Bahia e do Pará, às quais destinou sete mil ovos de chocolate.
“A Páscoa é a terceira data sazonal mais relevante para o brasileiro, que faz questão de comemorar junto a familiares e amigos e de presentear com chocolate. É a partir da sabedoria desses produtores de cacau, muitos deles há gerações nessa cultura, que vivenciamos a doce tradição de compartilhar chocolate, fortalecendo os vínculos afetivos. Nossa homenagem é em reconhecimento ao papel desses produtores em nossa cultura”, declara Fabiola.
A homenagem se estendeu às redes sociais, na véspera da Páscoa, com o lançamento de um filme gravado em Gandu, no sul da Bahia, com produtores de cacau. Lacta levou até eles imagens de crianças de diferentes idades desenhando e relatando suas imaginações sobre o “coelhinho da Páscoa”. A marca registrou a surpresa com que os produtores e seus familiares receberam os relatos dos pequenos e a mensagem de que os verdadeiros “coelhos” que garantem a Páscoa estão ali, na plantação.
O filme em homenagem aos produtores tem duas versões, de 2 minutos e de 30 segundos. O material foi exibido no canal da Lacta no Youtube.
Cocoa Life
O programa Cocoa Life está presente no Brasil desde 2013, atuando nos estados do Pará e Bahia com o objetivo de criar comunidades cacaueiras empoderadas e prósperas, por meio da capacitação dos agricultores com foco na sustentabilidade e rentabilidade do cultivo.
Em dez anos, foram investidos R$15 milhões no programa, beneficiando 1.500 produtores cadastrados e mais de três mil pessoas, entre familiares e trabalhadores.
O programa financia o Renova Cacau, linha de pesquisa de renovação do cacau brasileiro desenvolvida pela Universidade Estadual de Santa Cruz (BA) com objetivo de impulsionar a lavoura. O trabalho é aplicado no campo, com técnicas de manejo que visam à maior rentabilidade para os produtores, não apenas os vinculados ao Cocoa Life, e contribuem para a conservação da biodiversidade na Amazônia e na Mata Atlântica.
Sobre a Mondelēz International
A Mondelēz International, Inc. (Nasdaq: MDLZ) tem como propósito “Empower People to Snack Right”, ou seja, empodera os consumidores a escolher snacks do jeito certo, em aproximadamente 150 países ao redor do mundo. Com receita líquida de cerca de US$31,5 bilhões em 2022, a empresa está liderando o futuro de snacks com marcas amadas, como Lacta, Bis, Oreo, Club Social, Tang, Halls, Trident, Philadelphia, entre outras.
Leia também: Grupo OCQ compra Elekeiroz e praticamente triplica de tamanho