O consumo em setores relacionados ao turismo cresceu 39% durante o Carnaval deste ano na Bahia, na comparação com o mesmo período de 2022, apontam dados do Itaú Unibanco. Os números correspondem às transações realizadas no estado com cartões de crédito entre os dias 18 e 22 de fevereiro (sábado a quarta), na comparação com o mesmo intervalo de 2022 (entre 26 de fevereiro e 2 de março). Entre os segmentos de destaque estão os de atrações turísticas, com alta de 68%, e hotéis, com crescimento de 65%.
Além do avanço no turismo, o Pix também teve destaque no Carnaval, ganhando espaço como escolha de pagamento entre os consumidores da Bahia durante o feriado. No período, houve um aumento de 39% no uso do Pix em restaurantes, e de 29% no setor de bebidas, especialmente em bares – considerando as transações realizadas entre clientes pessoa física para empresas (CNPJ).
Os insights fazem parte da Análise do Comportamento de Consumo, estudo sazonal que traz um panorama dos gastos dos brasileiros – uma análise feita com base nas compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco, nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco, e pagamentos via Pix (de CPF para CNPJ).
Leia também: Entidades repudiam invasões de áreas produtivas da Suzano na Bahia