A Royal Enfield, líder mundial no segmento de média cilindrada (de 250cc a 750cc), celebra o melhor ano de sua operação no Brasil desde 2017, ultrapassando pela primeira vez a marca de 10 mil unidades vendidas e atingindo 5,5% de participação de mercado na média cilindrada, resultado de um plano estruturado, sustentável e de longo prazo da subsidiária brasileira. A participação de mercado geral atinge um recorde de 0,74%, outro feito inédito na operação da companhia em solo brasileiro.
Em relação ao ano anterior, o aumento foi de 54% no volume de vendas perante as 6.538 motocicletas comercializadas em 2021 e estabelecendo-se na terceira posição em relação ao market share da média cilindrada, fruto do crescimento contínuo desde 2017, acima do mercado de duas rodas no Brasil e de todas as marcas concorrentes, resultado de um posicionamento de preços acessíveis ao público que busca motocicletas de maior cilindrada.
A Royal Enfield segue investindo e apostando no País de forma definitiva tendo em vista a certeza, desde o início, de que o mercado ainda tem um grande potencial de crescimento e amadurecimento, com espaço para todas as marcas e a chegada de novos players, que democratiza ainda mais o setor de duas rodas para o público.
Em 2022 a companhia ampliou sua rede de concessionárias em solo nacional, chegando a 21 lojas em todas as regiões. O plano de expansão anunciado está vigente até março de 2023, mês em que a marca contará com 25 pontos de venda e oficinas no Brasil.
E o ano passado também marcou como um grande divisor de águas para a Royal, por conta da inauguração da linha de montagem de motocicletas, localizada no polo industrial de Manaus (AM). Lá os modelos são montados em CKD (Completely Knock Down, ou seja, totalmente desmontadas).
Essa operação tem capacidade instalada de montar até 15 mil unidades por ano, visando atender a crescente demanda pelas motos Royal no Brasil com o recorrente sucesso da subsidiária. “Em 2023 a Royal Enfield vai acelerar ainda mais sua expansão, investindo continuamente na melhoria dos serviços para os clientes e garantindo segurança e satisfação total com a nossa marca tendo uma maior cobertura nacional. Estamos no caminho certo de um crescimento sustentável, tanto em números de venda e participação de mercado, quanto na expansão da nossa rede”, celebra Claudio Giusti, diretor-geral da Royal Enfield do Brasil.
Sucessos
Para o executivo, o ano que passou teve grandes sucessos, como o lançamento da Classic 350, a adoção da revisão a preço fixo para toda a linha, o início da montagem de motos em Manaus e a visita do CEO mundial da Royal Enfield, B Govindarajan.
“Estamos trilhando um caminho seguro e sólido, avançando o sucesso de nossa operação graças aos nossos clientes. O futuro é brilhante para a nossa marca por aqui e eu comemoro que cada vez mais nos superamos em nossos desafios, hoje sendo a maior operação da Royal Enfield no mundo depois da Índia e mantendo firme a quinta posição no ranking de emplacamentos”, finaliza ao pontuar a relevância do mercado brasileiro.
Para longo prazo a fabricante tem planos de ter a sua operação própria de montagem de motocicletas em Manaus, como um compromisso de que os clientes sempre poderão contar no Brasil com a mais antiga marca em produção contínua no mundo.
Leia mais: Bracell adota caminhão 100% elétrico no transporte de celulose