A Bracell inicia o ano de 2023 com um projeto inovador: o uso de um caminhão elétrico para o transporte de celulose. A iniciativa é inédita neste tipo de operação com veículos pesados (caminhão com mais de 40 toneladas) e a estimativa é que a empresa evite a emissão de 132 mil quilos de CO²eq por ano de um único caminhão.
“Desta forma, a empresa reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável em todas as suas operações, processos e atividades e amplia suas ações voltadas à sustentabilidade também para a etapa logística da cadeia produtiva, contribuindo com a redução das emissões de carbono e no combate às mudanças climáticas”, disse a empresa, em nota.
O caminhão elétrico será usado para o transporte de celulose no trecho entre a fábrica, localizada em Lençóis Paulista, e o Terminal Intermodal em Pederneiras, utilizando as rodovias Juliano Lorenzetti (LEP-060) e Osni Mateus (SP-261) até a via de acesso municipal, em Pederneiras.
No projeto piloto, a empresa espera entender a performance do motor elétrico em trechos de subida com carga, tempo e quantidades necessárias de carregamento e de manutenção, além dos ganhos econômicos e ambientais.
Alberto Pagano, head de Supply Chain da Bracell, ressaltou que outro diferencial do veículo será o uso de energia renovável, produzida pela própria empresa para a recarga das baterias do caminhão. “É um projeto piloto que reitera o compromisso da empresa com a sustentabilidade do negócio. O uso do veículo traz benefícios para o clima e também para toda a comunidade”, afirmou.
Leia também: Petrobras reduz preço do gás natural em 11,10%