A Veracel, indústria de celulose com operações no Sul da Bahia, alcançou, em 2023, o menor índice médio anual de uso específico de água na história de suas operações: 20,2 metros cúbicos por tonelada de celulose produzida (m³/tsa). Este resultado vem sendo melhorado cada vez mais ao longo de sete anos e representa uma redução total de quase 20% no uso de água na produção da empresa, colocando-a como uma das melhores do mundo quanto à economia do recurso em sua produção.
Esta redução do uso de água significa que, com inovações e melhorias nos processos da fábrica, a companhia deixou de usar mais de 6 bilhões de litros de água do Rio Jequitinhonha por ano nos últimos sete anos. Vale destacar que no processo de fabricação de celulose da Veracel mais de 99% da água captada no rio Jequitinhonha é devolvido ao meio ambiente.
“São pouquíssimas empresas no mundo que trabalham com patamares de uso de água como os da Veracel. Por isso, é com grande satisfação que alcançamos esse marco, fruto de anos dedicados a uma busca constante por oportunidades que visam não apenas minimizar o uso dos recursos hídricos, mas também garantir que o recurso esteja sendo utilizado com responsabilidade em todos os nossos processos”, ressalta Tarciso Matos, coordenador de Meio Ambiente na Veracel.
Para atingir esses resultados, desde 2017 a companhia trabalha em um processo de estudos para a implementação constante de melhorias. Na época, o uso de água era de 25,2 m³/tsa. Em 2018, as ações começaram a ser executadas com a meta inicial de reduzir 10% do uso de água até 2022, o que a companhia conseguiu atingir um ano antes. Em 2023, sete anos depois do início do mapeamento, a companhia fechou o ano com uma redução de 20% no uso do recurso.
Para 2024, a expectativa é conseguir chegar em 19 m³/tsa e, nos próximos quatro anos, reduzir ainda mais, até 18 m³/tsa. Isso significaria uma redução de 30% desde 2017. Ainda assim, segundo Matos, a expectativa é que novamente este patamar seja atingido antes.
Novas tubulações e válvulas
Algumas das últimas ações implementadas para alcançar estes números foram os investimentos em novas tubulações e válvulas para aumentar o reuso da água em alguns processos. Anteriormente havia sido feito a automação do controle de nível de tanques, a instalação de novos alarmes nos painéis de controle e ferramentas de gestão online para aprimorar o monitoramento e controle do uso de água pelos operadores.
“Além de ser um esforço conectado com nosso pilar de sustentabilidade, a redução no uso de água resulta em ganhos significativos em competitividade. Por exemplo, a diminuição na demanda hídrica implica na redução do uso de vários produtos químicos utilizados no tratamento de água, o que gera redução de custos ao processo. Além disso, usar menos água reduz a utilização do sistema que bombeia o recurso para a fábrica, o que economiza energia elétrica e nos permite exportar mais para a rede”, complementa o executivo se referindo ao processo de produção de energia limpa da companhia que atende 100% a sua produção e ainda vende seu excedente, gerando mais uma fonte de receita para a companhia.
Sobre a água que é utilizada, Matos ainda explica que a companhia tem, como regra desde o início de suas operações na fábrica em Eunápolis (BA), a devolução da água utilizada e tratada pela empresa 800 metros antes do ponto de sua captação. “Isso mostra o quanto confiamos na qualidade do efluente que devolvemos ao Rio Jequitinhonha, outro diferencial da empresa, uma vez que poucas companhias no mundo têm este conceito”, finaliza Matos.
Sobre a Veracel
A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território.
A consultoria Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil pelo 6º ano consecutivo. Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.
Leia também: Cresce o número de setores industriais confiantes, revela CNI