A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de cuidados pessoais e bem-estar, avança em seu plano de transformação e crescimento sustentável no Brasil. Entre os anos 2023 e 2024, a companhia investe R$500 milhões para aumentar sua capacidade operacional e impulsionar estratégias de comunicação e marketing no Brasil, por meio de novas tecnologias. Como decisão de negócio, aproximadamente metade do valor foi alocado na operação ao longo do ano de 2023 e, para este ano, a outra metade abrangerá iniciativas que reforçam o lugar central do consumidor nas estratégias das marcas Huggies, Intimus e Plenitud.
Dados da Euromonitor apontam que o setor brasileiro de cuidados pessoais representa US$30 bilhões em valor de vendas a consumidores finais, conquistando o quarto lugar no ranking global. De acordo com a Nielsen, até 2025, há uma perspectiva de aumento de 39% do consumo em valor de vendas na categoria, elevando o faturamento do setor de R$5,6 bilhões para R$7,8 bilhões.
Atenta a esse cenário, a companhia investiu em uma nova linha de produção na fábrica de Camaçari, na Bahia, em 2023, para ampliar em 40% a capacidade produtiva da unidade, que tem como prioridade o abastecimento das regiões Norte e Nordeste do país, mercados estratégicos para a companhia.
Em sua jornada de transformação no Brasil, a Kimberly-Clark tem investido consistentemente em inovação: em 2023, aumentou em 20% o capital alocado para esse propósito, em relação ao ano anterior. O país já abriga o Centro de Inovação regional, na planta de Suzano (SP), onde a companhia desenvolve novas tecnologias e produtos para atender ao mercado local e aos demais países da América Latina. Nesse sentido, o volume de exportações para a região deve crescer 15% até o final de 2024.
“O Brasil é prioridade para a estratégia de negócios da Kimberly-Clark no Brasil, sendo o quarto maior mercado da companhia no mundo e, desempenhando um papel de protagonismo em operações, inovações e na forma como atuamos. Concentramos nossos esforços para transformar a maneira como atuamos e continuar desenvolvendo o negócio no mercado e nos tornarmos líderes em todas as categorias que atuamos”, afirma Cláudio Vilardo, presidente da companhia no Brasil.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Confirmando a relevância do Brasil para a estratégia global da Kimberly-Clark, o país receberá 10% do montante global de investimentos em tecnologia este ano, para aprimorar os processos desde a operação até a casa dos consumidores. O capital será aplicado em melhorar a experiência do consumidor por meio da personalização de serviços e na automatização de processos comerciais e operacionais, com uso de softwares com inteligência artificial embarcada.
Na fábrica de Suzano (SP), por exemplo, o investimento foi concentrado em um novo maquinário e na transformação digital da unidade, por meio de soluções para controle de produção e qualidade, monitoramento e gestão de indicadores.
SUSTENTABILIDADE
O investimento da companhia em sua operação no Brasil destina-se, também, a promover aprimoramentos que atrelem inovação e sustentabilidade, um tema urgente e que é, cada vez mais, uma prioridade para o consumidor. Estudos recentes, como o da McKinsey, revelam que os brasileiros estão cada vez mais preocupados em acessar produtos e serviços sustentáveis.
Um exemplo dessa preocupação da companhia é o aumento do uso de materiais sustentáveis na fabricação de produtos. A linha Natural Care, de Huggies, usa fibras naturais em suas fórmulas e a linha de banho, da mesma marca, conta com embalagens compostas de 97% de plástico reciclado e são 100% recicláveis e reutilizáveis.
Já na operação, a nova linha de produção da fábrica de Camaçari, dedicada a produtos de cuidados pessoais, é mais eficiente, não usa água em seu processo de fabricação e sua tecnologia traz aumento na eficiência sem que haja incremento no consumo de energia elétrica.
A sustentabilidade guia e permeia a estratégia de negócios da companhia, que traçou a meta global de impactar positivamente 1 bilhão de vidas até 2030, a partir de diversas iniciativas de impacto social e ambiental. Globalmente, a companhia já traz em 98,3% de seus produtos embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.
O Brasil já alcançou o marco de zerar o envio de materiais excedentes das unidades produtivas para aterros em 2019, dois antes do previsto. Em 2022, suas unidades reduziram consideravelmente o consumo de água – 9% em Camaçari e 15% em Suzano. Com seus programas sociais e campanhas de marca direcionadas a um propósito comum, a Kimberly-Clark Brasil impactou mais de 11,5 milhões de vidas só em 2022 e nesse mesmo ano, 1,3 milhões de produtos foram doados para instituições como Mesa Brasil SESC, Plan International e Aldeias Infantis SOS.
CONSUMIDOR NO CENTRO
A companhia continua aprofundando o desenvolvimento de experiências de usuário únicas no mercado brasileiro. Para isso, aumentou em 40% seus investimentos para aprimorar ações de proximidade com o consumidor, investindo em plataformas proprietárias de suas marcas, além de pesquisas para entender e acompanhar os hábitos de cuidados pessoais – e assim, oferecer soluções únicas e relevantes para esse público.
A Kimberly-Clark acompanha a jornada de vida de seus consumidores por meio de suas marcas Huggies, Intimus e Plenitud. Especialmente para as mulheres, está presente em momentos importantes de suas vidas, desde quando menstruam pela primeira vez, quando se tornam mães e acompanhando-as até a maturidade.
“Estamos sempre atentos às novas tendências de comportamento e consumo para integrá-las à nossa estratégia de negócios. Acreditamos que a união de inovação ao propósito de cuidado deve permear todas as nossas marcas, criando uma base sólida, que nos ajude a alcançar nossos objetivos. Essa estratégia visa o bem-estar e amplia oportunidades em escala global”, finaliza Cláudio.
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