A baiana PetroReconcavo – uma das principais produtoras independentes de óleo e gás onshore no Brasil – passou a integrar o Índice Ibovespa, composto pelas ações mais negociadas na bolsa de valores, a B3. Em comunicado ao mercado, a empresa comemorou: “A entrada nos índices é resultado do trabalho da Companhia em ampliar sua participação e relevância no mercado, sendo um importante vetor para aumento da liquidez das suas ações e visibilidade da Companhia”.
No fato relevante, a PetroReconcavo disse ainda que segue focada em sua estratégia de crescimento buscando por meio das suas entregas, “a geração de valor a seus acionistas, e reforçou seu compromisso com a transparência na comunicação e relacionamento com o mercado, mantendo sempre as melhores práticas de governança corporativa”.
As ações da PetroReconcavo passam a integrar as carteiras de um total de oito índices da B3. São eles: Índice Ibovespa (IBOV), Índice Brasil 100 (IBRX100), Índice Small Cap (SMLL), Índice Brasil Amplo (IBRA), Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC), Índice de Governança Corporativa – Novo Mercado (IGC-NM), Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG) e Governança Corporativa Trade (IGCT).
Fazer parte do Índice Ibovespa permite que uma quantidade maior de fundos possam investir nas ações da companhia. Além disso, integrar o seleto grupo da B3 faz com que as ações da petroleira ganhem maior liquidez na bolsa. É ainda um indicador do excelente desempenho da empresa ao longo do último ciclo.
Veja aqui a composição da nova carteira do Ibovespa e demais índices
A PetroReconcavo
Com 23 anos de atividade, PetroReconcavos opera um total de 57 concessões de petróleo e gás natural nas Bacias Potiguar, Recôncavo e Sergipe-Alagoas, mais 6 blocos exploratórios (5 na Bacia do Recôncavo e 1 na Bacia Potiguar), e detém participação em duas concessões operadas por terceiro.
A empresa, que conta com mais de 1.600 funcionários, fechou o segundo trimestre (2T23) deste ano cum um lucro líquido de R$178 milhões. A produção média bruta no 2T23 ficou em 26 mil barris de óleo equivalente por dia (BOED).
Leia também: Aura Minerals vai investir mais de US$188 milhões no Projeto Borborema