A Unipar, líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul, anunciou um contrato para antecipação da aquisição de energia elétrica gerada pelo complexo Lar do Sol, construído em parceria com a Atlas Renewable Energy, em Pirapora (MG).
Fruto da joint venture firmada em 2021, o complexo tem capacidade de 239 MW solares, sendo que 49 MW médios foram contratados para suprir parte da demanda das unidades da companhia no Brasil, a partir de janeiro de 2024, originalmente. O contrato garante o acesso antecipado à energia, uma vez que o complexo já entrou em operação.
A Unipar conta com três projetos voltados para a energia renovável, sendo este solar e mais dois eólicos – na Bahia e no Rio Grande do Norte – que, no total, têm capacidade instalada de 485 MW, sendo 149 MW médios direcionados para as operações da Unipar, em regime de autoprodução.
O investimento em iniciativas voltadas para a geração de energia renovável está em linha com a diretriz de sustentabilidade da Unipar, que visa dobrar de tamanho em dez anos e assumiu metas e compromissos ambiciosos a médio e curto prazos.
Dentre eles, reduzir a pegada de carbono, reduzir emissões de CO² em 30% até 2030 e chegar ao Net Zero até 2050 e operar com 80% da demanda de energia elétrica oriunda de projetos de autoprodução renovável até 2024. Além disso, estes projetos garantem o acesso a longo prazo à energia limpa, um ao insumo que representa cerca de 50% dos custos de produção de cloro/soda.
Sobre a Unipar
A Unipar é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul. Se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.
A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e também em Bahía Blanca (Ar), além de estar construindo uma nova planta em Camaçari (BA). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.
Leia também: País celebra a reforma tributária