O Grupo Maratá anunciou, na tarde desta segunda-feira (24/7), que vendeu seu portfólio de marcas e ativos do segmento de café e chá para a holandesa Jacobs Douwe Egberts (JDE). Com a aprovação e conclusão da transação, serão transferidos para a JDE o Café Maratá, Café Puro, Chá Maratá e Chá Castellari. O grupo – fundado pelo empresário sergipano José Augusto Vieira, há mais de 50 anos – manterá sua presença nos demais segmentos de alimentos em que atua hoje, tais como sucos, achocolatados, temperos, condimentos, moinho de milho e trigo, dentre outros produtos alimentícios.
Em nota a JDE, dona das marcas como Pilão, Caboclo e Café Pelé, disse a “aquisição complementará o portfólio de marcas e produtos da JDE Brasil, representando um importante passo para a companhia, que tem a visão de oferecer um café e um chá para cada xícara, sempre buscando levar os melhores produtos aos consumidores brasileiros”.
Se aprovada pelos reguladores, a transação, cujos valores não foram revelados, pode alçar a holding à posição de liderança no mercado, hoje ocupada pela 3 Corações.
Fabien Simon, CEO global do grupo JDE Peet’s, do qual a JDE faz parte, comentou: “Nos últimos três anos, nos concentramos em transformar a JDE Peet’s em uma empresa com investimentos corretos, mais produtiva e mais sustentável. Agora, estamos prontos para dar o próximo passo e continuar nosso caminho disciplinado de expansão e diversificação geográfica. Estou muito satisfeito com a oportunidade de comprar a bem administrada plataforma de cafés e chás da Maratá no Brasil, um mercado atrativo, que conhecemos bem e onde já fizemos aquisições de sucesso no passado”.
Ele afirmou ainda que aa aquisição representará uma proposta altamente complementar “ao nosso negócio existente no Brasil, que vem ganhando forte impulso nos últimos anos, permitindo-nos servir mais xícaras em uma gama completa de preços e ofertas de produtos, ao mesmo tempo em que expandimos nossa presença regional no País”.
Frank Vieira, diretor da Maratá, acrescentou: “Desde a fundação da Maratá, há mais de 50 anos, temos nos mantido fiéis à nossa missão de oferecer produtos inovadores, socialmente responsáveis e de alta qualidade aos consumidores de todo o Brasil. Tenho muito orgulho da sólida e bem-sucedida plataforma de café e chá que construímos e estou muito satisfeito com o fato de que, ao entregar nosso negócio de café e chá para a JDE, a principal empresa de café e chá do mundo, estamos garantindo o desenvolvimento e o sucesso de longo prazo desse grande negócio”.
Sobre a Maratá
Conduzido pela família Vieira, com mais de 50 anos de existência no mercado brasileiro, é composto por um conglomerado de empresas atuando nos mercados de alimentos; agronegócio; embalagens e exportação, dentre outros. O Grupo JAV oferece qualidade e inovação aos consumidores com um desenvolvimento contínuo de novos produtos através da implementação de tecnologias.
Sobre a JDE
A JDE é uma subsidiária da JDE Peet’s, companhia global especializada em cafés e chás com sede na Holanda. Hoje, a JDE desperta as possibilidades de café e chá em mais de 100 países, por meio de um portfólio de mais de 50 marcas, incluindo Jacobs, Douwe Egberts, L’OR, Senseo, Tassimo e Pickwick, entre outras. É conhecida no Brasil pelas marcas L’OR, Pilão, Caboclo e Café Pelé, entre outras.
Leia também: Braskem eleva produção de biopolímeros em 30%