Mais de 1,6 milhão de passageiros circularam pelo Aeroporto de Salvador no segundo trimestre de 2023, o que representa um aumento de 7,8% em relação ao mesmo período em 2022. A Vinci Airports, rede que administra o Salvador Bahia Airport, registrou um aumento de 5,5% nos oito aeroportos no Brasil. No acumulado dos seis primeiros meses do ano, o aeroporto da capital baiana teve um percentual de crescimento de 4,3%, com 3,4 milhões de passageiros.
No comparativo com 2019, ano que antecedeu a pandemia de coronavírus, o tráfego de passageiros no aeroporto de Salvador aumentou em 8% no segundo trimestre de 2023, considerando a retomada da economia, de acordo com dados do relatório global de tráfego da Vinci Airports. O aeroporto internacional da capital baiana teve 12.535 pousos e decolagens entre 1º de abril e 31 de junho de 2023.
Mais de 67 milhões de passageiros embarcaram nos aeroportos da rede Vinci Airports, representando crescimento de 24.1% em relação ao ano passado. Quando comparado com o mesmo período de 2019, o volume apresentou uma queda de 6,7%.
Apesar desse desafio, a demanda se manteve sólida, resultando em um aumento da capacidade de assentos para atender às necessidades dos viajantes. Em maio, o tráfego – exceto na Ásia – retornou aos níveis pré-crise, refletindo uma recuperação encorajadora. Destaca-se que alguns aeroportos na Europa e nas Américas estão experimentando um crescimento notável, com números de passageiros que em alguns casos superam significativamente os registros de 2019.
Aeroporto de Salvador
Localizado na capital do estado da Bahia, o Salvador Bahia Airport é a primeira Concessão da rede Vinci Airports no Brasil, que assumiu sua operação em 2 de janeiro de 2018. Desde então, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros.
Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal, um investimento de R$700 milhões que aumentou sua capacidade em 50%, passando a atender até 15 milhões de passageiros por ano. Considerado o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil”, o Salvador Bahia Airport se destaca pelo pioneirismo nas ações de preservação ambiental.
Leia também: CNI e Apex inserem as empresas brasileiras no comércio exterior