A Grano Alimentos, líder no setor de vegetais congelados no Brasil, anuncia mais uma aquisição estratégica para expandir sua atuação no mercado de alimentação saudável. Após adquirir a Mr. Veggy no ano passado, a companhia comunica a compra da Gerônimo, especializada na produção de alimentos e petiscos à base de vegetais. Com a aquisição, a Grano projeta alcançar faturamento bruto de R$600 milhões até 2025. Desde 2019, a Grano apresenta crescimento médio anual de 25%, seguindo o plano de expansão traçado pela empresa.
Fundada em 2015, a Gerônimo é referência em congelados plant-based e está presente nas principais redes de varejo. A empresa fabrica 100% dos seus produtos e carrega uma chancela de qualidade no mercado por produzir as marcas próprias dos maiores varejistas do país, como a linha Carrefour Veggie do Grupo Carrefour Brasil desde 2021.
A partir da integração da Gerônimo, a Grano amplia seu portfólio, com ganhos na cadeia de distribuição e possibilidade de ofertar uma maior variedade de alimentos à base de plantas aos consumidores e também ao mercado de food service, como bares e restaurantes.
Fernando Giansante, CEO da Grano Alimentos, destaca que a chegada da Gerônimo ao portfólio da empresa reforça o compromisso contínuo em oferecer opções diversificadas e saborosas para atender às necessidades dos consumidores.
“Estamos dando sequência ao nosso plano comunicado no ano passado de nos associar às novas plataformas de alimentação saudável, ampliando a oferta de produtos com qualidade e preço para o food service e varejo, utilizando nossa liderança já consolidada no setor para impulsionar ainda mais a evolução da Gerônimo”, diz.
“2023 é também o ano em que a Grano recebe uma das maiores certificações internacionais de segurança alimentar, uma marca global líder de mercado, que oferece um conjunto de normas garantindo ao consumidor altos padrões de segurança e responsabilidade alimentar”
Fernando Giansante, CEO da Grano Alimentos
Números e mercado de plant-based
O mercado de alimentos à base de plantas tem apresentado um crescimento exponencial nos últimos anos, impulsionado pelo aumento da conscientização sobre os benefícios para a saúde, a preocupação ambiental e a busca por alternativas sustentáveis. Os alimentos plant-based devem chegar a US$166 bilhões até 2030, de acordo com a pesquisa “Plant Based Foods Poised for Explosive Growth”, publicada pela consultoria Bloomberg Intelligence.
Com investimentos contínuos nesse segmento, a Gerônimo chega ao ecossistema da Grano menos de um ano após a aquisição da Mr.Veggy, uma das empresas mais tradicionais do setor de plant-based, considerada a terceira marca mais reconhecida pelo público (30%), segundo a MindMiners. Com essa primeira aquisição, a Grano assumiu, na divisão Plant-Based, a quarta posição de todo o market share na região Sudeste do Brasil no Food Service, segundo informações da IFB/Mosaic Lab.
“Nosso diferencial com essas duas aquisições é reforçar a nossa posição como clean label, ou seja, na produção de alimentos que contenham predominantemente ingredientes e aromas naturais – e que sejam autênticos ao sabor dos vegetais, como quibe de abóbora e burguer de legumes”, explica o executivo.
“Acreditamos que esse mercado tem um enorme potencial de crescimento ao longo dos anos e queremos ampliar nossa presença nesse ecossistema de alimentação saudável, com a oferta não só de vegetais congelados, mas também de opções mais elaboradas, práticas e saborosas, oferecendo ao dono do restaurante ou consumidor final um leque de opções com facilidade e segurança”, pontua Giansante.
Liderança
A Grano lidera o mercado de vegetais congelados, respondendo por aproximadamente 41% da produção e comercialização. Agora, com a Gerônimo, a companhia dá mais um passo no fortalecimento de seu market share no mercado de alimentos a base de plantas, que começou ano passado com a aquisição da Mr. Veggy. A Grano projeta, somente com as marcas Mr. Veggy e Gerônimo, gerar R$50 milhões em receita até 2025, seguindo a estratégia de oferecer aos consumidores opções de alimentação prática, saudável e sustentável.
Danilo Rodrigues, presidente do Conselho da Grano, destaca que “o momento da Grano é de expansão dos negócios. Estamos conquistando cada vez mais clientes em diferentes canais. Isso também nos possibilita ampliar o portfólio e seguir reforçando o time. Seguimos atentos a novas oportunidades de mercado”.
Já Roberto Pasqualoni, CEO da Gerônimo, e que após a aquisição seguirá como diretor da categoria de Plant Based, destaca a sinergia e missão das companhias.
“Sempre buscamos colocar a Gerônimo como uma opção de alimentação saudável que entregasse também sabor e prazer em comer. Por melhor que seja a proposta, participar da construção de um novo segmento será sempre desafiador. No momento, a falta de escala é uma grande barreira deste mercado, e acreditamos que juntos, com alinhamento de valores e propostas de valor, conseguiremos ter as condições necessárias para desenvolvermos esse segmento tão promissor. Estamos felizes em fazer parte da Grano e poder levar opções mais saudáveis a todos os brasileiros”, afirma.
Variações
Atualmente, a Grano comercializa mais de 200 variações de vegetais entre os monoprodutos e suas combinações, tendo o brócolis e os mixes de vegetais como líderes. Além disso, recentemente a companhia vem intensificando sua estratégia no food service, buscando produtos mais aderentes às necessidades dos operadores do canal, acoplando mais soluções e reforçando o time comercial e os serviços de comunicação.
Hoje, a Grano pode chegar, por exemplo, às redes de food service com atendimento exclusivo e contando com uma cozinha experimental para desenvolvimento de produtos e receitas, sendo um consultor especializado em vegetais para a criação de soluções sob medida para cada operação.
“Estamos confiantes de que a combinação de nossa experiência, cadeia de suprimentos integrada e o talento da Gerônimo na produção de receitas nutritivas e práticas nos permitirão oferecer produtos inovadores e acessíveis em todo o mercado nacional”, conclui Giansante.
Sobre a Grano Alimentos
Sediada em Serafina Corrêa (RS), a Grano está há 22 anos no setor, com uma participação de mercado de mais de 40%, incluindo o que é produzido para outras empresas que comercializam vegetais. Em 2018, aumentou em 50% a disponibilidade de produtos devido à expansão da fábrica.
Com aproximadamente 500 funcionários, a companhia opera no sistema de integração, dando suporte técnico aos cerca de 250 agricultores familiares associados, com contratos de compra das safras produzidas durante todo o ano e distribuição para todo o território nacional.
Sobre a Gerônimo
A Gerônimo Foods é uma startup de alimentos à base de plantas que nasceu em 2015 para ajudar na transformação da cadeia alimentar por meio da produção de alimentos mais saudáveis e práticos, produzidos a partir de vegetais e sem conservantes. A companhia é especializada na produção de diversos pratos como hambúrgueres de grão de bico, lentilha, quibe de berinjela e mandioquinha.
Leia também: Santo Antônio de Jesus vai ganhar fábrica de embalagens em PVC