De pacote em pacote, dos mais diversos tipos e tamanhos, a Azul Cargo Express segue mantendo sua liderança em transporte aéreo de cargas no Brasil. Tal feito se dá graças, especialmente, à frota diversificada e expertise, capazes de expandir e desbravar todas as possibilidades de transporte aéreo, além de se adaptar a todo tipo de demanda – que aumenta à medida que a Azul amplia sua malha aérea e suas bases pelo país (atualmente, a companhia opera mais de 900 voos diários para mais de 160 destinos).
Você sabia que muitos traslados inusitados já foram realizados pela Azul Cargo, principalmente para outros países? Entre os itens mais curiosos já conduzidos pela empresa, estão desde frutas e alimentos que precisam chegar frescos do outro lado do oceano a semijoias e, acredite, até mesmo ar.
“Com uma frota diversificada, que inclui hoje os aviões cargueiros E1, 737, ATR quick change e os da Classe F, nós conseguimos a confiança de nossos clientes para atender diversos tipos de demanda, especialmente as solicitadas pelos estrangeiros. É realmente curioso lembrar que a Azul Cargo Express já realizou muitos transportes inusitados para locais como Estados Unidos e Europa, para onde já levamos, por exemplo, alimentos e objetos de valor”, diz Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.
Confira, na lista abaixo, algumas dessas cargas mais inusitadas e suas peculiaridades e exigências durante o transporte.
Atum – mas só na lua cheia
Você sabia que o atum só é pescado na lua cheia? Isso acontece porque eles se alimentam de algas, que ficam iluminadas pela luz da lua. Dessa forma, eles aparecem para os pescadores na hora de se alimentar e são transportados frescos pela Azul Cargo Express para outros países.
Ar de mineração
Na região Norte do país, onde são feitas minerações de diversos materiais como ouro, prata e bauxita, também são coletadas amostras do ar da região depois dessas ações, que são levadas para estudos sobre resíduos minerais que podem ter sobrado na atmosfera desses locais. Esse ar é transportado pela Azul Cargo Express.
Pedras semipreciosas
Para a Feira de Tucson, uma das mais antigas feiras de pedras preciosas, minerais e fósseis, realizada há mais de 50 anos no Arizona, Estados Unidos, a Azul Cargo Express já transportou mais de 100 toneladas de pedras semipreciosas para exposição na edição de 2023, realizada em fevereiro.
Massa de pastel
Graças a Azul Cargo Express, os estadunidenses e brasileiros que residem nos Estados Unidos, podem apreciar um delicioso pastel. Além desse alimento, outras iguarias tipicamente brasileiras exportadas pela empresa são polpa de açaí, queijos mineiros e pão de queijo.
Frutas e raízes
Frutas como abacate, limão, manga e mamão são exportadas para cidades europeias como Londres, Amsterdã e Milão para consumo e venda. Já o gengibre é uma raiz muito procurada pelos europeus e pode chegar até eles via Azul Cargo Express.
Ampliação da Azul Cargo
Após ter crescido juntamente com o boom do e-commerce durante a pandemia, a Azul Cargo Express trabalhou na ampliação de sua frota, investindo no cargueiro Classe F, que consiste em uma aeronave E195 transformada em cargueiro, entregando eficiência e flexibilidade na utilização da frota de acordo com as demandas de mercado. No ar desde fevereiro de 2022, as cinco aeronaves Classe F certificadas para transportar cargas na cabine já contam com mais de 9 mil horas de voo e 21.500 toneladas transportadas.
Leia também: Indústria de bebidas Água da Serra investe R$80 mi em fábrica na Bahia