A indústria catarinense de bebidas não alcoólicas Água da Serra anunciou construção de uma nova fábrica no município de Entre Rios, na Bahia. A novidade foi comunicada pelo diretor superintendente da empresa catarinense, Eymard Juceli Frigotto, aos colaboradores. O início das obras está programado para acontecer no próximo bimestre e a entrada em operação deverá ocorrer no final do ano de 2024. A unidade industrial do estado baiano faz parte do plano de expansão da empresa de Santa Catarina e tem como objetivo levar para um novo mercado a linha de refrigerantes já produzida no sul do país, além das marcas de energéticos XP e chás Laví.
O investimento na nova planta industrial está estimado em R$80 milhões. A escolha pela Bahia foi feita em virtude de estudo elaborado nos últimos três anos que levou em consideração os fatores climáticos, consumo per capita, densidade demográfica e disponibilidade e qualidade de água, entre outros, conta Eymard Frigotto.
A fábrica contará com uma área construída de 11 mil m², edificados em uma área total de 50 mil m² e terá uma capacidade instalada de 160 milhões de litros por ano em três linhas de produção, com envase em embalagens pet, de vidro e lata.
“Iniciaremos a produção com o portfólio de produtos atual e no futuro pretendemos ampliar o mix de produtos com sabores de frutas daquela região, além de novos produtos”, revela Frigotto.
Além da Bahia, disputavam a nova unidade da Água da Serra os estados do Paraná e Goiás
Nova linha de envase de latas
O investimento no Nordeste do país ocorre logo após o encerramento de um ciclo de reformulação completa da unidade industrial de Braço do Norte, no Sul de Santa Catarina, onde a Água da Serra tem sua sede. O amplo cronograma de reformas, ampliações e aquisições de maquinários foi efetuado entre 2014 e 2023, em um programa de investimentos com total de R$50 milhões.
A última etapa é a instalação de uma nova linha de envase de latas com capacidade de produção de 1,3 milhão de lata por mês, atualmente em fase de montagem para início de operação nas próximas semanas. O conjunto de equimentos custou R$8 milhões. “Era uma lacuna na nossa empresa. Agora internalizando temos maior possibilidade de ampliá-lo e também oferecer a possibilidade de outras indústrias terceirizarem esse processo conosco”, observa o diretor superintendente.
A sequência de benfeitorias nos últimos cinco anos finalizada com a linha de enlatados contemplou a construção uma nova área fabril, a modernização do barracão antigo e, para essas estruturas foram adicionadas uma nova linha de pet, uma linha para envase de vidros, duas novas sopradoras. A empresa efetuou a renovação total da frota de veículos, realizou a implantação de estações de tratamento de água e esgoto, adquiriu uma nova caldeira e a mudança da infraestrutra de hardware e software.
“Estamos em constante renovação, interna e também externamente, na combinação da tradição com a essência de leveza e criatividade que nos mantém conectados aos público jovem”, avalia Frigotto.
Histórico da Água da Serra
Fundada em 1943 como Martins e Oliveira Ltda, pelos sócios Pedro de Oliveira Souza, Ciro Martins e José Martins de Souza, a Água da Serra iniciou sua história fabricando gasosas nos sabores framboesa, limão e guaraná, além de Bitter, a primeira bebida quente produzida a partir da cachaça. Em 1955, a sociedade é desfeita e, sob o comando apenas de Pedro de Oliveira Souza, a razão social muda para Bebidas São Pedro e Cia.
É em 1960 que nasce o ícone dos refrigerantes catarinenses, a Laranjinha, mas o nome Água da Serra vem a partir de 1965, com nova mudança de razão social e de proprietário. O empresário Celso Niehues assume a empresa e muda sua razão social para Fábrica de Bebidas Água da Serra. Na década de 1970, ocorreram duas mudanças na sociedade com a entrada de Guido Niehues, em 1975, e Sérgio Knabben, em 1978.
A década de 70 também foi marcada por muitos investimentos. A atual sede da empresa foi inaugurada em 14 de maio de 1976, quando a Água da Serra completava seus 33 anos. Em 1980 a terceira geração assume a gestão do negócio e deu-se inicio ao processo de profissionalização.
A partir de 2014, a empresa inicia um processo de governança corporativa, compliance e reestruturação de seus indicadores de performance, resultando em um planejamento estratégico contemplando investimentos em ampliação da sua estrutura e aumento do portfólio de produtos nas linhas de refrigerantes e lançamento da marca de chás Laví e energéticos XP.
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